Brasil, 20 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Colaboradores do Hospital de Amor recebem treinamento para fortalecer humanização aos pacientes

  • Escrito ou enviado por  Isaura Laselva
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com músicas e narração de histórias, profissionais da saúde aprimoram competências socioemocionais para melhorar atendimento ao paciente

Colaboradores do Hospital de Amor e da Santa Casa de Misericórdia de Barretos participaram do 1º módulo de um programa de treinamento, na última quinta-feira (11/04), para fortalecer o atendimento humanizado aos pacientes, que é a principal marca da instituição.

Vivências envolvendo música e narração de histórias marcaram o início da parceria entre o Hospital de Amor e a Arte Despertar, com apoio da MSD, para trabalhar nos profissionais habilidades e competências em liderança, comunicação, trabalho em equipe e motivação.

De acordo com a gerente de recursos humanos da Santa Casa, Renata Paschoal, “os propósitos da organização Arte Despertar vão ao encontro com nossos valores, e este Programa de Treinamento é uma excelente oportunidade dos nossos colaboradores vivenciarem um cuidado diferenciado e gerar um momento de reflexão positiva na atenção aos nossos pacientes. É um projeto muito bonito e muito sério. Estamos bem felizes com essa parceria”, explica Renata.

Segundo a gerente de recursos humanos do Hospital de Amor, Fernanda Vieira Zabeu, “o projeto será um momento de reflexão e trará a possibilidade dos colaboradores desenvolverem ações que transformarão o ambiente de trabalho”.

A diretora executiva da Arte Despertar, Rosana Junqueira Morales, destaca ainda que o maior beneficiado dessa aliança entre as três organizações será o próprio paciente, que contará com um atendimento ainda mais qualificado.

“Quando o profissional da saúde percebe que está sendo cuidado com carinho, ele vai refletir isso no atendimento aos pacientes e na melhoria de todo ambiente hospitalar. O Hospital de Amor já é reconhecido por essa atenção aos detalhes e, para nós, é uma honra e responsabilidade muito grande receber a missão de contribuir com essa forte política de humanização do Hospital”.

Um momento para refletir sobre o que de fato vale a pena

Para a enfermeira do Hospital de Amor São Judas Tadeu (unidade de cuidados paliativos e de atenção ao idoso), Rubia Maira Skavronki Rodrigues, o treinamento trouxe um momento de descontração e de reflexão. “Durante esse tempo eu pude pensar sobre as coisas no qual eu devo valorizar, como o meu trabalho, o meu paciente, minha família e a minha vida pessoal. Tudo o que foi dito me fez pensar se eu estou dando o melhor de mim” afirmou a enfermeira.

De acordo com o coordenador de enfermagem do Hospital de Amor, Hudson Menezes Taveira, “participar do treinamento foi muito gratificante, pois foi um bom momento para reunir os colaboradores dos mais diversos departamentos. A gente pôde trabalhar as memórias e as nossas emoções, já que às vezes nós não temos tempo, devido às atividades do dia a dia no trabalho. E infelizmente, isso acaba ficando de lado. Foi um momento para resgatar as nossas emoções. O treinamento superou muito as minhas expectativas” declarou o profissional já animado para o próximo módulo.

No total, cerca de 140 profissionais receberão o Treinamento Arte Despertar. Os próximos serão realizados nos dias 09 de maio, 13 de junho e 11 de julho para colaboradores do Hospital de Amor, Santa Casa de Misericórdia de Barretos e demais unidades do grupo.

O projeto tem apoio institucional da MSD, por meio de seu programa de responsabilidade social corporativa.

Sobre o Hospital de Amor

Excelência em oncologia, o Hospital de Amor (novo nome adotado pelo Hospital de Câncer de Barretos) registra 6.000 atendimentos/dia, 100% gratuitos. Acolhe pacientes de todo o Brasil, com profissionalismo e humanização, o grande diferencial da instituição. Em 2000, foi escolhido pelo Ministério da Saúde como o melhor hospital público do país. Em 2011, tornou-se “instituição irmã” do MD Anderson Cancer Center (EUA), o maior centro de tratamento e pesquisa de câncer do mundo, e ainda recebeu um prêmio da AVON como “Campeão Mundial em Avanço na Área Médica no Combate ao Câncer de Mama”. Em 2012 assinou acordo com o Saint Jude Children´s Research Hospital e tornou-se “instituição gêmea”.

O Hospital possui diversas unidades espalhadas pelo país, estando elas localizadas em: Barretos (SP), Jales (SP), Fernandópolis (SP), Campinas (SP), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS), Nova Andradina (MS), Ji-Paraná (RO), Lagarto (SE), Juazeiro (BA), Amapá (AP) e Rio Branco (AC). Além disso, há projetos em andamento nas cidades e Palmas (TO).

Sobre a Arte Despertar

Há mais de 21 anos, a Arte Despertar contribui para a humanização dos hospitais a partir de uma metodologia própria que usa a narração de histórias e a música para despertar nos pacientes aquilo que está saudável e contribuir para a elevação da sua autoestima, ressiginificando o momento vivido no ambiente hospitalar.

Desde o início, a Arte Despertar preocupou-se também em levar essa experiência aos profissionais da saúde. Para isso, criou seu próprio método de treinamento para desenvolver e fortalecer competências relacionadas ao autoconhecimento, empatia, comunicação, relacionamento interpessoal, dentre outras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS