Brasil, 23 de Agosto de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Psiquiatra faz palestra sobre "Transtornos de personalidade, uma abordagem psicodinâmica"

O psiquiatra David Sosa, da equipe da Casa de Saúde Saint Roman, fez uma palestra sobre o tema "Transtornos de personalidade, uma abordagem psicodinâmica", reinaugurando o Centro de Estudos da Clínica. O evento reuniu um grupo de quase 50 pessoas, formado por estudantes, acadêmicos e médicos.

A palestra teve como foco a abordagem psicodinâmica dos transtornos psiquiátricos, calçada na teoria psicanalítica contemporânea de quatros escolas principais: psicologia do ego, teoria das relações objetais, análise do self e teoria do apego. Segundo o médico, partindo da visão psicodinâmica dessas escolas o assunto abordado foi uma introdução sobre transtornos de personalidade e a intersecção do diagnóstico descritivo psiquiátrico com o diagnóstico estrutural da personalidade formulado por Otto Kernberg, psicanalista e professor de psiquiatria no Weill Cornell Medical College. Para Otto Kernberg a estrutura da personalidade pode ser dividida em dois grupos principais: estrutura neurótica e borderline da personalidade, que esta relacionada aos principais mecanismos de defesa utilizados. Enquanto a estrutura borderline ap resenta defesas primitivas como a cisão e dissociação, patologia da identidade, do teste de realidade, das relações objetais e do valor moral e, portanto, seriam mais graves, a estrutura neurótica apresenta menor gravidade por apresentar alterações leves desses fatores e defesas consideradas menos primitivas e baseadas principalmente em negação e repressão.

"Foram apresentados pontos importantes como a visão integrativa da pessoa e da doença mental no contexto biopsicossocial das neurociências, psicanálise, genética e influência ambiental. Além do inconsciente, transferência, contratransferência, mecanismos de defesa, conceitos clássicos da psicanálise, foi explicado como esses fatores contribuem para o diagnóstico, tratamento e abordagem do paciente e ajudam o psiquiatra clínico a entender os sintomas do paciente como tendo uma função, um contexto dentro da formação da personalidade e da homeostase psíquica.

Na ocasião, Dr. David Sosa também fez uma introdução ao tema do "Transtorno Borderline", que vem a ser um transtorno grave da personalidade que se caracteriza, principalmente, por uma instabilidade na regulação emocional, nas relações objetais internalizadas e, consequentemente, nos relacionamentos atuais que são instáveis, intensos e extremos. Nas alterações de humor, disforia e irritabilidade, sensação crônica de vazio, dificuldade de investir em interesses, no trabalho, além das relações, episódios depressivos que muitas vezes resultam em automutilação, ideação e tentativas recorrentes de suicídio, citando exemplos de casos ocorridos no hospital e os cuidados e atenção que devem ser dados ao caso.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS