Brasil, 24 de Agosto de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Alerta: tontura pode ser o sinal de doenças graves

Queixa é a segunda mais frequente do ser humano e impõe diversas limitações a quem sofre com esse problema

Diferentemente do que muitos acreditam, tontura não é uma doença e sim um sintoma que pode ser atrelado a diversos diagnósticos. As pessoas que sofrem desse incômodo podem estar com várias limitações das atividades diárias, faltas ao trabalho, quedas e até mesmo, em alguns casos, possuírem doenças graves.

Como forma de alertar a população sobre esse problema e os riscos que ele acarreta, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) promove, no dia 22 de abril, o Dia da Tontura. Com o slogan “Tontura é coisa séria”, a entidade alerta para a importância de se procurar por ajuda especializada para que o sintoma seja corretamente investigado.

“Tontura não deve ser subestimada, pois afeta muito a qualidade de vida da pessoa que sente isso, e também pode ser o sinal de doenças cardiovasculares, neurológicas, nutricionais, metabólicas, tumorais e até acidente vascular cerebral”, revela Márcio Salmito, Coordenador do Departamento de Otologia da ABORL-CCF e do Centro de Tontura do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Segundo o especialista, a queixa tontura é a segunda mais frequente do ser humano, mas ainda representa um desafio para muitos médicos. “Há diversas doenças diferentes do labirinto, cada uma delas com um tratamento específico, a depender do diagnóstico. Algumas das doenças nem mesmo devem ser tratadas com remédios”, afirma o médico.

Salmito destaca que, quase sempre, a queixa por tontura leva as pessoas a acreditarem que o problema é labirintite, que significa inflamação do labirinto, mas esse diagnóstico é raríssimo. “Labirinto é o nome da parte interna do ouvido, trata-se de um órgão sensorial que detecta os movimentos que fazemos. É um sentido, assim como visão, olfato, audição, paladar e tato. É por termos labirinto que sentimos o trem ou o avião se moverem. Apesar de toda a popularidade que o termo labirintite possui, para o caso de tontura, existem várias doenças diferentes do labirinto, labirintite verdadeira está não está nem entre as 10 mais frequentes. Além disso, doenças neurológicas e cardiológicas, além das doenças do labirinto, podem levar à queixa de tontura”, explica o médico.

Por conta da data, a ABORL-CCF promove, ao longo de todo o mês de abril, uma série de palestras e cursos médicos de esclarecimentos sobre o assunto. “Toda tontura precisa ser investigada pelo médico. Só ele tem conhecimento para identificar as causas e indicar o melhor tratamento caso a caso”, finaliza o membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial.

Para mais informações, acesse o site da Campanha: http://www.aborlccf.org.br/semanadatontura


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS