Brasil, 23 de Maio de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Problemas no menisco: saiba como tratá-los

Especialista esclarece dúvidas sobre lesões na estrutura do joelho e formas de tratamento

Localizado entre a tíbia e o fêmur, os meniscos são duas cartilagens fibrosas que funcionam como amortecedores da carga que aplicamos sobre o joelho ao andar ou praticar exercícios. Apesar da capacidade de suportar o contato entre a tíbia e o fêmur, é comum que movimentos em falso, prática esportiva sem tênis adequado ou excesso de peso causem lesões no menisco.

Os principais sintomas são facilmente perceptíveis: dores agudas no joelho, inchaço, presença de estalos na região e, em casos mais graves, bloqueio da articulação. “A boa notícia é que essas lesões geralmente são detectadas precocemente e corrigidas por meio de tratamentos minimamente invasivos. Por isso a importância de visitar um médico já no começo do desconforto”, afirma o ortopedista e fundador da SOU, rede de clínicas médicas paulistana especializada em ortopedia, Dr.º Pedro Baches Jorge.

O especialista pontua que nos casos de problemas em que há apenas inflamação ou inchaço leves, o tratamento pode ser feito por meio de medicamentos, repouso, fisioterapia ou infiltração de ácido hialurônico para aliviar o incômodo. Porém, se há o rompimento da estrutura meniscal em que o movimento do joelho é comprometido, o ideal é recorrer à artroscopia, método cirúrgico realizado para tratar lesões no menisco.

“Dependendo de cada paciente, essa cirurgia pode ser realizada em apenas 30 minutos”, esclarece. O período de recuperação também varia de acordo com a gravidade de cada caso, sempre seguindo à risca as recomendações médicas, para não comprometer a recuperação.

Fortalecer a musculatura próxima à articulação com a prática de musculação e alongar-se antes e depois dos exercícios físicos ajudam a prevenir o problema. “É importante também sempre usar tênis adequado para a atividade escolhida e seguir as orientações do treinador responsável pela aula, para evitar lesões por má execução dos exercícios”, finaliza.

Sobre a SOU:

Fundada em 2008 pelo Dr. Pedro Baches Jorge, mestre e doutorando em Ortopedia pela Santa Casa de São Paulo e Diretor científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE), a SOU é uma clínica médica especializada em ortopedia e medicina do esporte, com equipe médica composta por profissionais altamente capacitados para diagnosticar e tratar desde esportistas amadores à atletas de alto rendimento. Possui três unidades na capital paulista, respectivamente nos bairros Bela Vista, Vila Mariana e Ipiranga. Para saber mais, acesse: www.clinicasou.com.br.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::