Brasil,

Xerostomia: saiba o que é e como tratar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Sene
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Dra. Érika Vassolér, dentista e consultora de higiene bucal da Condor, esclarece dúvidas sobre o problema

O nome pode ser novo ou desconhecido para muitas pessoas, mas quase todo mundo já passou por isso. A xerostomia, a famosa boca seca, acontece quando a saliva não é produzida em uma quantidade suficiente para manter a boca úmida e hidratada.

A boca seca pode surgir a qualquer momento, mas é preciso ficar atento à frequência. “O problema surge especialmente em situações de apreensão, sob estresse ou então quando sentimos tristeza, mas se a boca seca aparece com frequência causando desconforto, é preciso ficar atento, pois isso pode indicar problemas de saúde mais sérios ou ainda indicar a existência de uma doença mais grave”, comenta Érika Vassolér, consultora de higiene bucal da Condor.

A boca seca pode ocorrer quando as glândulas responsáveis por produzir a saliva não estão funcionando de maneira correta. O problema pode atingir pessoas com níveis de estresse alto, que tomam medicamentos como anti-histamínicos, analgésicos, diuréticos, pacientes que estão em tratamentos de radioterapia ou quimioterapia, portadores de algumas síndromes, diabéticos, soro positivos, portadores de mal de Parkinson, doença de Hodgkins, doenças que afetam a glândula salivar, menopausa e fumantes.

Para identificar o problema, é preciso ficar atento a alguns sinais como: a sensação de secura e pegajosidade na boca, ter dificuldade de mastigar e engolir alimentos, notar a presença de mau hálito frequente, ter os lábios rachados, ter sensação de secura na garganta, perceber o aparecimento de feridas na boca e notar a redução do paladar ou um gosto metálico na boca.

A única maneira definitiva de curar a xerostomia é tratando sua causa. Se o problema for resultado do uso de medicação, é necessário buscar ajuda de um médico. Se as glândulas salivares não funcionam normalmente, mas ainda sim produzem alguma saliva, o profissional indicará o medicamento adequado. “Se a causa da xerostomia não puder ser eliminada, é preciso buscar o auxilio de um dentista para restaurar a umidade com hidratantes bucais, que podem auxiliar na produção de saliva. Enxagues com soluções bucais especialmente formuladas para diminuir a secura também podem aliviar o problema,” afirma a consultora.

**Dicas da especialista***

Beba água ou bebidas sem açúcar com frequência;
Evite bebidas com cafeína, como café, chá ou alguns refrigerantes, que também podem causar a secura da boca;
Masque gomas sem açúcar ou chupe balas duras sem açúcar para estimular o fluxo de saliva (se houver alguma glândula salivar funcionando);
Não utilize tabaco ou álcool, que ressecam a boca;
Evite alimentos condimentados ou salgados, pois, podem aumentar a dor;
Utilize hidratante bucal, durante a noite.

Sobre a Condor

Higiene Bucal,Pintura Imobiliária, Pintura Artística, Beleza e Limpeza são os segmentos de negócios da Condor, empresa genuinamente brasileira e maior fabricante de escovas da América Latina.

A empresa fundada pelo imigrante alemão Augusto Emílio Klimmek, em 1929, na cidade de São Bento do Sul, interior de Santa Catarina, está presente em mais de 100mil pontos de vendas do Brasil e exporta para mais de 30 países. Lidera o mercado de escovas dentais infantis, escovas para limpeza, escovas e pentes para cabelos e pincéis artísticos, seguindo firme no posicionamento de ser a maior referência brasileira no setor de utensílios e acessórios para cuidados pessoais e com o lar.

Nestes quase 90 anos de história, a Condor se tornou uma das marcas mais presentes nos lares brasileiros, e suas duas unidades fabris, que somam 53 mil metros quadrados de área construída, estão instaladas na cidade de São Bento do Sul. Seus 1.300 colaboradores se revezam em turnos na produção de mais de 1500 produtos.

Site: http://www.condor.ind.br/ / SAC: 0800 47 6666


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar