Brasil, 16 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Páscoa saudável com chocolate? Nutricionista garante que sim

Páscoa saudável com chocolate? Nutricionista garante que sim Crédito Pixabay

A coordenadora e professora do núcleo de pós-graduação em nutrição da Faculdade IDE, Joyce Moraes, dá as dicas

Para muita gente, Páscoa é pretexto para “enfiar o pé na jaca”. Quer dizer, no chocolate! A maioria dos chocolates comercializados são ao leite e, se consumidos em excesso, aumenta o nível de colesterol no sangue, podendo causas doenças cardiovasculares. Até os chocolates “do bem”, os que possuem uma maior porcentagem de cacau, podem fazer mal quando comemos de forma exagerada, trazendo gastrite, enxaqueca e insônia, além de irritabilidade e hiperatividade em crianças.

Isso não quer dizer que é preciso abrir mão do doce. Segundo a coordenadora e professora do núcleo de pós-graduação em nutrição da Faculdade IDE, Joyce Moraes, é possível apreciar a iguaria de forma saudável. A primeira dica seria escolher um bom chocolate. “Quem é realmente ‘chocólatra’ gosta de chocolate e não de açúcar e do leite que vem nele. Assim, escolha produtos de chocolate a 70% ou mais e com uma lista pequena de ingredientes. Quanto menos ingredientes, mais chocolate e melhor é o produto”.

Ela também alerta para a quantidade consumida em pouco tempo. “A Páscoa é no domingo, mas você não precisa comer todos os seus ovos e chocolates em 24h! Guarde na geladeira e vai comendo aos poucos. Ganhou muito chocolate? Que tal fazer um almoço e jantar mais leve para compensar? Nutrição é equilíbrio”, sugere. Segundo a professora de nutrição da Faculdade IDE, já há várias opções de Ovos de Páscoa no mercado feitos com ingredientes funcionais, como sem leite e com açúcar de coco. “São deliciosos e você ainda come ‘sem culpa’”.

Mas não teve jeito e exagerou? A recomendação é compensar no dia seguinte com o aumento da ingestão de água, consumindo três litros ou mais. “O desjejum deve ser leve com frutas, preferencialmente, e chás digestivos, como boldo, carqueja ou hortelã. Deve-se ainda fazer um almoço e um jantar mais leve com uma proteína magra, como frango ou peixe, por exemplo. E não exagerar mais durante a semana é importante”, explica a nutricionista, reforçando que é mais saudável comer um pouquinho de chocolate por vez.

PEIXES NA PÁSCOA – Nem só de chocolate vive a Páscoa. O restante do cardápio é até bem saudável, já que se come mais peixe. “Mais importante que o cardápio é o conceito de confraternização da Páscoa. Todos querem se reunir, então o cardápio fica em plano secundário. Sugiro peixes grelhados no forno com especiarias como alecrim, pimenta, mostarda ou qualquer outra que dê sabor a preparação, além de legumes cozidos e saladas para acompanhar”, indica Joyce.

Sobre como escolher o peixe, a nutricionista recomenda o fresco, pescado no dia, ou congelado industrialmente, encontrados no mercado. “Se estiver congelado, o degelo, ato de descongelar, deve ser realizado na geladeira 24h antes do prepara, nunca em cima da pia. 12h após de ser colocado para degelar, esse peixe pode ser temperado para dar tempo de apuração do sabor. Lembrando que ele fica temperado na geladeira, em pote fechado, e só deve sair de lá diretamente para a panela e/ou forno.

Outra dica importante para quem preferir o peixe fresco é notar o cheiro dele. “O peixe fresco deve ter odor de peixe, bem característico. A carne deve estar firme e as escamas bem aderidas. As guelras devem estar avermelhadas. Bom também seria tocar nas guelras, pois alguns comerciantes de má fé colocam temperos, como colorau, para disfarçar as guelras de peixes que não estão frescos”, recomenda a professora de nutrição da Faculdade IDE.

FACULDADE IDE – A Faculdade IDE, mantida pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, desde 2006, promove pós-graduações na área de saúde, contando com mais de 120 cursos nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, educação física, psicologia e fonoaudiologia. Autorizada pelo MEC, na portaria nº 852, de 30/12/18, passou a oferecer também graduações, como de Estética e Recursos Humanos. Com matriz no Recife e atuação no interior de Pernambuco, como Caruaru, Garanhuns e Petrolina, tem unidades também espalhas por vários estados do Norte e Nordeste, como Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Belém. Mais informações (81) 3465.0002, 0800 081 3256 e https://www.faculdadeide.edu.br/.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS