Brasil, 23 de Abril de 2019

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De olho no cardápio: especialistas afirmam que dietas restritivas podem levar a queda capilar

Restrição de alguns alimentos impedem crescimento de cabelo

Em média, o ser humano perde 100 fios de cabelo por dia. É possível notar essa queda na hora do banho, ao penteá-lo, ao amarra-lo ou até mesmo no momento em que acorda e se depara com alguns fios no travesseiro. Isso acontece, porque, segundo especialistas, o cabelo também tem um ciclo de vida, eles nascem, crescem e morrem, e ao atingirem essa última fase, eles caem para dar espaço aos novos fios e continuar esse processo. Porém, como saber se estão realmente saudáveis, já que é praticamente impossível contabilizar quantos fios caem diariamente?

Não existe uma reposta exata para essa pergunta, mas o fato é que vários fatores influenciam na saúde capilar, e nem sempre uma calvície é o motivo pela perda dos fios. Algumas dietas que são super restritivas, podem também causar um déficit de minerais no corpo, acarretando uma série de problemas, inclusive, a queda de cabelo. No entanto, apenas um especialista é quem poderá dizer o que causa a queda capilar e como melhorar esse quadro.
Carência de nutrientes

Já está mais que comprovado por vários estudiosos que a alimentação interfere diretamente na saúde capilar. Quem faz uma dieta com restrição na ingestão de proteínas e calorias, sofre com o impacto negativo nos fios. A falta de brilho, maciez e queda em grandes quantidades são apenas algumas das consequências da carência nutritiva no corpo.

De acordo com o cirurgião plástico especialista em transplante capilar, Dr. Alan Wells, ao restringir a alimentação, o corpo entende que a quantidade de proteína que recebe é pouca, então, ele foca em distribuir os nutrientes nas funções essenciais para o funcionamento do mesmo, sendo assim, outros sistemas que são considerados secundários, acabam ficando sem a manutenção de proteínas e nutrientes. “Os cabelos acabam ficando em segundo plano, quando o corpo precisa ‘escolher’ em que focar. Por exemplo, alguns nutrientes ajudam o corpo a produzir queratina, que é uma proteína extremamente importante para o crescimento do cabelo e representa 90% da constituição dos fios. Então, em dietas restritivas a vitalidades dos fios são prejudicadas”, explica.
Excessos também fazem mal...

Se uma alimentação restrita pode fazer com que os cabelos caiam, por outro lado, o excesso também pode prejudicar. Conforme explica o especialista, o ideal é sempre encontrar um equilíbrio. “De todo modo, a alimentação precisa ser equilibrada para o corpo se manter saudável. O organismo precisa de quantidade suficientes de nutrientes para manter um bom funcionamento, então, da mesma forma que a falta de proteínas afeta a nossa saúde, o excesso também faz mal. Dietas restritas são necessárias em casos de doenças e devem ser acompanhadas por especialistas, porque o médico pode dizer quais alimentos podem substituir outros. No caso de cortar os excessos, os nutricionistas podem também, por exemplo, passar uma reeducação alimentar, isso depende de cada histórico, mas o segredo sempre está no equilíbrio alimentar”, detalha Wells.
Alguns nutrientes que contribuem com a saúde capilar
Ferro

Um dos principais motivos pela queda de cabelo por causa da alimentação é a falta de ferro no organismo, isso acontece porque a carência desse nutriente não produz hemoglobina suficiente no sangue, e a hemoglobina é quem transporta oxigênio para o crescimento e reparação das células no organismo, e isso inclui as células que impulsionam o crescimento do cabelo. Para saber o nível de ferro no corpo, é necessário fazer um exame de sangue e contar com o acompanhamento médico.

Alimentos ricos em ferro:

Carne vermelha;
Leguminosas (feijão, grão-de-bico, ervilha, etc.);
Açúcar mascavo
Coentro;
Aveia;
Quinoa;
Brócolis;
Espinafre.

Omega 3

Muito conhecido por ser bom para a memória, o Omega 3 também contribui para o fortalecimento dos folículos, reduzindo, consequentemente, a queda de cabelo e descoloração. Por não ser um nutriente muito presente na alimentação, é comum fazer o consumo por meio de suplementação.

Alimentos ricos em Omega 3:

Peixe;
Camarão;
Oleaginosas;
Couve;
Óleo de canola;
Arroz selvagem.

Biotina

A biotina estimula a produção de queratina que é extremamente importante para os fios.

Alimentos ricos em biotina:

Grãos integrais;
Ovos;
Amendoins
Amêndoas;
Morango;
Tomate;
Cebola;
Cenoura;
Batata.

Aminoácidos

As proteínas são feitas com uma combinação de aminoácidos, no caso dos fios, a cisteína e metionina são aminoácidos que ajudam no metabolismo do ferro que contribui com a produção e manutenção de queratina no corpo.

Alguns alimentos ricos em cisteína:

Cebola roxa;
Couve;
Cereais integrais;
Leites e derivados;
Alho;
Castanha- do- Pará
Castanha de caju.

Alguns alimentos ricos em metionina:

Ovo;
Peixe
Lombo de porco;
Feijão;
Queijo parmesão
Soja torrada.

Qual a melhor dieta para a saúde dos cabelos?

Mesmo que vários alimentos sejam fontes de nutrientes que ajudam na saúde capilar, é importante procurar um especialista para que entenda os reais motivos da perda de cabelo e seguir com os tratamentos adequados. “São muitos fatores que podem influenciar, pode ser a genética, problemas emocionais, alimentação, depende muito de cada paciente, então, vale uma análise de histórico. No entanto, quando é por falta de nutriente, é necessário que o médico indique ao paciente refeições que vão ajudar a repor os nutrientes perdidos”, finaliza o especialista.

Fonte: Dr. Alan Wells

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