Brasil,

A importância da alimentação escolar para a saúde Infantil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luara Lua Pereira De Marinis
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

São vários os estudos que mostram a importância da alimentação saudável, ainda mais quando se é criança, onde tanto o corpo como a mente ainda estão em processo de formação e de desenvolvimento. Durante esta fase é importante não só ter uma alimentação em casa, mas também na escola, local onde as crianças vão passar grande parte do seu tempo.

São várias as instituições que estão envolvidas com a questão de saúde física e mental das crianças e buscam criar um amplo programa de atividades envolvendo a alimentação saudável, as quais estão abaixo:

1.Ensinar as crianças sobre nutrição

É fundamental ensinar o porquê que as crianças precisam ter uma alimentação saudável. Dessa maneira, elas aprendem a fazer escolhas mais saudáveis no futuro, é durante a infância que os seus hábitos mais primais são formados, por isso é uma época perfeita para introduzir este conhecimento. No Brasil há várias escolas que já incluem a alimentação como parte do processo de aprendizado.

2. Diversidade nos pratos

Um dos pilares da alimentação saudável é a diversidade nos pratos. Além disso, variar os alimentos é uma forma de manter as crianças interessadas e com vontade de comer. Outro ponto é que as crianças podem aprender sobre outros alimentos e descobrirem o que elas gostam. Mais um benefício, é elas falarem sobre esses novos alimentos em casa e ainda influenciarem os seus pais, os quais também devem dar um bom exemplo.

3. Fazer hortas na escola

Ter uma atividade curricular que envolvem hortas é uma excelente forma de envolver as crianças ainda mais no processo de alimentação saudável. Comer um alimento que se plantou em uma horta escolar traz diversos benefícios, que vão desde estimular o consumo de bons alimentos até percepção corporal e de espaço como responsabilidade, deixando as crianças mais conscientes sobre da de onde vem os alimentos.

4. Fortificar os alimentos com as vitaminas e os minerais

Uma outra forma de garantir uma alimentação saudável nas crianças é utilizando fortificantes. Um exemplo é a moringa, um alimento com tantos benefícios para a saúde que é até mesmo consegue combater a desnutrição. Este é um grupo etário que tem as suas próprias necessidades nutricionais, as quais envolvem um aporte de vitaminas e de minerais ainda maior. Os superalimentos são excelentes soluções para esta questão já que são ricos em nutrientes essenciais ao desenvolvimento das crianças.

5. Conectar as escolas com produtores locais de qualidade

Os fornecedores de alimentos também devem estar envolvidos. Se há cantinas, as escolas podem fazer parcerias com produtos orgânicos ou que visam uma alimentação mais consciente, substituindo, por exemplo o suco de caixinha, por suco natural, ou o pão branco por pão integral.

Dá para perceber que as atividades vão além da sala de aula como também além das paredes da escola. A alimentação saudável é uma questão pública, na qual toda a comunidade deve estar envolvida para ajudar as crianças a comerem de forma mais equilibrada e balanceada. Evitar ou reduzir alimentos com altos níveis de açúcares e de gorduras saturadas é um primeiro passo, mas é preciso também investir nos 5 pontos citados acima.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar