Logo
Imprimir esta página

Crise de ansiedade e síndrome do pânico: causas e curas

As causas do mal do século podem estar ligadas a traumas, desafios no trabalho ou conflitos familiares. Confira explicação de Louise Soares, especialista em Saúde Integrativa

A vida corrida, os maus hábitos, o estresse recorrente e a preocupação excessiva estão fazendo com que várias pessoas convivam diariamente com a ansiedade, distúrbio que já vem sendo considerado o mal do século.

Definida pela ciência como uma preocupação excessiva, é uma doença que pode desencadear também problemas de saúde como depressão, distúrbios gastrointestinais, dificuldades de concentração, alterações do sono e outros, que reduzem a qualidade de vida das pessoas.

De acordo com a Dra. Louise Soares, especialista em Saúde Integrativa, a origem da ansiedade pode ser de ordem biológica.

Pode também ser desencadeada por um quadro de constipação crônica decorrente de um estilo de vida inadequado, com a redução dos níveis do neurotransmissor serotonina, produzido quase totalmente no intestino.

A ansiedade pode ainda ser de ordem mental-emocional, em consequência de estresse e conflitos relacionados a família, trabalho e até mesmo por traumas da infância. “Em consultório, encontramos com frequência mais de um destes fatores em pacientes com ansiedade”, diz Louise Soares.

“Cada um tem um motivo para se preocupar. Porém, na maioria das vezes, a preocupação está em coisas que não necessariamente vão acontecer. Infelizmente, ainda sofremos por antecipação. Primeiramente, precisamos nos atentar a isso”, afirma Louise Soares.

Louise alerta que, se a ansiedade não for tratada no início, pode se tornar um Transtorno de Ansiedade Generalizada ou até Síndrome do Pânico.

“O transtorno de ansiedade geralmente está ligado ao medo e à sensação de incapacidade e impotência diante da vida. As pessoas ficam preocupadas, com medo de não conseguirem sair do lugar, sentem-se incapazes de alcançarem seus objetivos e ficam ansiosas. Isso já pode originar a crise de pânico", explica Louise Soares.


Acalme os Sintomas

O paciente que sofre com o Transtorno de Ansiedade Generalizada pode se sentir tão frágil, apresentar sintomas tão devastadores, que começa a pensar que vai morrer. A partir daí, se afunda ainda mais na dor, na angústia e perde completamente a qualidade de vida.

Para a Dra Louise Soares, o primeiro passo para encontrar a cura é identificar a causa relacionada aos conflitos internos, emocionais. “O paciente precisa de autoconhecimento, precisa olhar com verdade para dentro de si e entender o real significado daquele quadro e deixar para trás o que não se pode mudar.”

O segundo passo é procurar um profissional capacitado que utilize ferramentas para auxiliar o paciente nesta cura, corrigindo hábitos de vida e estimulando o equilíbrio corpo, mente e espírito.

Em casos de emergência, quando o paciente sente que vai ter uma crise de ansiedade, é importante usar alguns recursos para aliviar a tensão.

“Técnicas respiratórias conseguem acalmar todos os sintomas relacionados ao pânico e à ansiedade. Uma delas é chamada de Técnica Respiratória do Socorro e é feita da seguinte maneira: o paciente puxa o ar normalmente e solta, lentamente, pela boca com os dentes cerrados. Essa técnica deve ser repetida por cinco minutos”, explica Louise.

“Outra técnica que pode ser feita em casa. O paciente pode deitar e colocar as pernas para o alto. Isso ajuda a diminuir a atuação do sistema nervoso simpático. Ou então, o paciente pode pedir para outra pessoa puxar os dedos dos pés e das mãos. Isso também vai ajudar a relaxar e aliviar os sintomas”, indica.

Também é possível investir em recursos naturais como o consumo de chá verde, pois possui substâncias que modulam as ondas cerebrais, estimulando o relaxamento. “Mas, lembre-se, remediar os sintomas não é o suficiente. O ideal é buscar sempre a real causa para encontrar a cura de si”, acrescenta.

Sobre Louise Soares e Saúde Integrativa

Louise Sores é fisioterapeuta e fala sobre diversos assuntos ligados à saúde e qualidade de vida, entre eles emagrecimento saudável. Ela tem dicas para quem quer eliminar peso e gordura, de forma duradoura. Dra. Louise tem conhecimento em neurociência, Medicina Germânica e Saúde Quântica.

Como especialista em Saúde Integrativa, atua em atendimentos clínicos, em workshops, palestras, e ministra cursos no mundo todo. Saúde Integrativa é uma linha de tratamento com três abordagens de diagnóstico e cura: física, emocional e espiritual.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto