Brasil, 19 de Julho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Chocolate: veja cuidados com a saúde bucal durante a páscoa

Excesso no consumo do chocolate pode causar cáries e doenças que afetam a gengiva e os dentes

Comemorada no dia 21 de abril deste ano, a Páscoa, além de celebrar a ressureição de Jesus Cristo, é conhecida pela representação do coelho e ovos de páscoa que simbolizam, respectivamente, a fertilidade e o começo da vida. O chocolate em formato de ovo impulsiona o consumo do doce no Brasil.

De acordo com a ABICAB (Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Amendoim e Balas), em 2018 foram produzidas mais de 11 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa, 26% a mais do que o ano anterior.

O alto consumo do chocolate exige alguns cuidados em relação à saúde, ainda mais a bucal. O excesso de doces pode causar cáries e doenças periodontais, aquelas que eliminam os tecidos ao redor dos dentes e afetam a gengiva. Para isto, a consultora técnica da GOU Odonto e cirurgiã dentista, Edrielle Santana, lista alguns cuidados com os dentes durante a festividade.

Evitar consumir chocolates no período da noite: Na parte noturna, a quantidade de saliva diminui. A produção da seiva ajuda o organismo a retardar a ação das bactérias já que possui anticorpos, enzimas e outros compostos antibacterianos.

Periodicidade de consumo: O máximo recomendado de consumo do chocolate é duas vezes por dia. Recomenda-se que a ingestão do doce seja realizada após as refeições.

Higienização: É aconselhável escovar os dentes até 15 minutos após a ingestão do chocolate. Geralmente a partir desse tempo, as bactérias metabolizam o açúcar ingerido e fabrica ácidos que prejudicam os tecidos bucais. O fio dental também é parte fundamental da higienização.

Tipos de chocolate: Evite os chocolates brancos, já que estes possuem maior concentração de açúcar por causa da ausência do cacau. Se consumi-lo, lembre-se da higienização após o consumo. Prefira os chocolates amargos, que têm entre 70% e 80% de cacau, portanto, menos açúcar. Além disso, o cacau auxilia na limpeza dos dentes por possuir antiocariogênicos, alimentos que não são metabolizados pelos microrganismos e não possuem hidratos de carbono fermentáveis, além de ter uma ação protetora em relação a cáries.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::