Brasil, 19 de Julho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

O nascimento da vida: nobre dever do obstetra

*por Dr. Mario Jose Mariosa Silveira

Pergunte a dez papais e dez mamães qual foi o momento mais emocionante e marcante de suas vidas. É certo que todos responderão: o nascimento de meu filho. É impossível descrever em palavras a felicidade do surgimento bem-sucedido da vida, o prazer em segurar o seu recém-nascido no colo pela primeira vez, o ouvir aquele ensurdecedor e, ainda assim, divino som do choro do bebê. Enfim, é um momento inesquecível. Ali, ao lado, sempre acompanhando, há um profissional que garantiu a segurança de todo processo da gestação, do momento do parto e posterior puerpério. Trata-se do obstetra, profissional este que, sempre respeitando os limites maternos, visa assegurar que os momentos iniciais do bebê sejam os mais positivos possíveis e cujo data comemorativa é no dia 12 de abril.

Como já pincelado, o trabalho do obstetra não se resume apenas ao momento do parto. Longe disso: a jornada começa até mesmo antes da concepção, quando futuros pais visitam o profissional para cuidados pré-concepcionais. Neste momento, são realizadas atualizações de vacinas, inicia-se o ácido fólico e vitaminas, realizam-se exames e até se inicia uma conversa sobre a futura amamentação. É verificado se existem doenças crônicas, como a hipertensão arterial, a diabetes ou doenças de tireoide, que serão avaliadas não somente pelo obstetra, mas também por um médico especialista, se houver a necessidade.

Durante os nove meses de gestação, este profissional vira figura recorrente na vida dos futuros papais. No pré-natal, que é de suma importância, é onde teremos consultas médicas periódicas, revisão vacinal, coleta de exames como sorologias maternas, realização de ultrassonografias, sempre lembrando da atuação de uma equipe multidisciplinar, cujo profissionais, além do médico especialista já citado, serão convocados a depender do desenrolar da gravidez. Como alguns exemplos temos os nutricionistas, os fisioterapeutas e os dentistas. Todos entram em ação apoiando o obstetra, que é o verdadeiro regente de toda essa jornada.

Então, chega o grande dia. Um passo importante é decidir por um tipo de parto, sempre respeitando não somente as opiniões e crenças da mãe e os limites físicos dela, como também manter atenção focada nas condições e vitalidade do feto. Cabe a este médico orientar e agir em caso de complicações e também tomar medidas para que as mesmas não ocorram. São nos detalhes e sintonia de uma equipe na sala de parto (obstetra, anestesista e pediatra) que temos o sucesso neste momento ímpar.

O momento do nascimento é único. É sempre mágico ouvir o choro que quebra o silencio e ecoa na sala de parto, além de sentir os pais e acompanhantes se emocionarem. A sensação de dever cumprido é realmente maravilhosa. Ser obstetra é um privilégio!

*Dr. Mario Jose Mariosa Silveira é Neonatologista do HSANP, centro hospitalar na Zona Norte de São Paulo

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::