Brasil,

Aparelhos auditivos aliviam o zumbido constante nos ouvidos, conhecido como acufeno

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristina Freitas
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Sons indesejados e perturbadores vêm do próprio corpo e não de fontes sonoras externas

Você já ouvir falar em acufeno? É a síndrome do zumbido constante no ouvido, que afeta mais de 28 milhões de brasileiros. São ruídos gerados dentro do próprio corpo – e não barulhos do ambiente –, que atormentam as pessoas, prejudicam o dia a dia e a qualidade de vida. Segundo a fonoaudióloga Isabela Papera, da Telex Soluções Auditivas, há relatos de vários tipos de ruídos nos ouvidos.

“Muitos pacientes comparam o ruído do seu zumbido ao barulho da cigarra. Outros já descrevem o incômodo como um som de apito, panela de pressão, concha, cachoeira”, diz a especialista, explicando que “normalmente, os ouvidos captam os sons do ambiente e os enviam para o cérebro na forma de impulsos elétricos. O zumbido acontece quando as vias auditivas passam a enviar esses impulsos mesmo sem haver uma fonte externa gerando aquele som. Para o tratamento, o desafio então é descobrir o que leva a essa emissão indiscriminada de impulsos, já que o zumbido em si não é uma doença, e sim, um sintoma”.

A impressão de que o acufeno – ou zumbido permanente – afeta apenas os idosos é falsa, mas tem uma explicação: cerca de 90% dos casos têm como causa principal a perda de audição. E como o déficit auditivo é maior entre as pessoas da terceira idade, há mais ocorrências de zumbido nessa faixa etária. Além disso, o problema acomete mais o sexo feminino. Esse som incômodo, entretanto, pode aparecer em qualquer idade e gênero, inclusive em pessoas com audição normal, embora em menor escala.

O zumbido pode ser temporário ou permanente (acufeno) e ocorre por causa da exposição a sons altos; perda auditiva; infecção nos ouvidos; estresse e até como efeito secundário da meditação. Em alguns casos, a causa decorre de cera nos ouvidos, transtornos crônicos de saúde e lesões ou doenças que afetam os nervos do ouvido interno ou o centro auditivo do cérebro. Estudos mostram que 95% da população já ouviram zumbido pelo menos uma vez na vida e até 17% apresentam o sintoma. Além disso, o zumbido atinge cerca de 30% dos idosos acima de 65 anos.

“As células ciliadas são, como o próprio nome diz, como cílios ou microfilamentos muito delicados que se movem dentro do ouvido, em reação à pressão das ondas sonoras. Nosso cérebro interpreta esses sinais como sons. Se os cílios se dobram ou se rompem, pode ser criado um fluxo de impulsos elétricos sem que realmente haja um som externo.”, explica a fonoaudióloga.

Tratamento
Não há um único meio de tratar o zumbido, mas os médicos costumam recomendar terapia sonora, terapia cognitivo-comportamental ou mesmo a terapia de retreino de acufeno cardiovascular, pois o mal pode ocorrer também por causa de uma deficiência no funcionamento dos vasos sanguíneos.
A forte ligação entre zumbido e perda auditiva facilita bastante o tratamento. Nestes casos, para a maioria dos pacientes, o uso de aparelho amplificador é suficiente para aliviar o desconforto com o zumbido e oferecer enriquecimento sonoro, melhorando a condição auditiva. A Telex Soluções Auditivas, tem opções em aparelhos auditivos, no discreto modelo miniRITE. Além do modernodesign, o aparelho possui a tecnologia Tinnitus SoundSupport™, oferecendo um grande número de opções de controle e de sons – como os sons do oceano – para que cada pessoa vítima de zumbido possa personalizar os sons que lhe trarão alívio, de acordo com a sua necessidade.
“Desenvolvemos a solução geradora de som para ser adaptada dentro do próprio aparelho auditivo. O objetivo é desviar a atenção do cérebro, do zumbido para esse novo som, a fim de que a pessoa pare de prestar atenção nessa informação”, explica a fonoaudióloga da Telex.

O tratamento é realizado muitas vezes junto com um aconselhamento psicológico. Quando o estresse age como um gatilho para o zumbido, por exemplo, o paciente pode não conseguir escapar de um eventual retorno de zumbido mais intenso. “Quando o acufeno não decorre de perda auditiva é mais difícil identificar a causa, já que o problema que originou esse zumbido pode ser totalmente assintomático. Nestes casos, é fundamental procurar o auxílio de um médico”, finaliza Papera.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 278 milhões de pessoas sofram com zumbido em todo o mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar