Brasil,

Combate à Tuberculose é tema de palestras no HDT

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Loízia Paiva
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Na manhã desta sexta-feira (22 de março), o Hospital Estadual de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), discutiu sobre a Tuberculose durante um evento promovido pelo Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica (NHVE) da unidade com o objetivo de marcar o Dia Mundial do Combate à Tuberculose, lembrado no próximo domingo. O encontro contou com a participação de médicos, residentes de Infectologia e multiprofissionais, além dos colaboradores do hospital.

O ciclo de palestras teve início com a minitração do infectologista do HDT, João Alves, que exlicou aos presentes sobre a infecção latente da Tuberculose. De acordo com ele, a maioria das pessoas infectadas não apresentam sintomas, o que indica que têm a infecção de forma latente. Ainda que a doença não tenha se manifestado, é preciso que esse paciente seja diagnosticado e tratado da forma correta, sem abandono. O médico explicou as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e também do Ministério da Saúde (MS) e alertou: “Antes de realizar o tratamento à Tuberculose latente é preciso descartar a presença da doença”.

Para que os participantes pudessem ter conhecimento do panorama atual da doença em Goiás, o enfermeiro e responsável pelo Programa Estadual de Controle de Tuberculose, Emílio Alves Miranda, forneceu dados do estado. Em 2018, foram notificados 970 novos casos da infecção, sendo que 44 se trataram do reaparecimento da doença e 21 em menores de 15 anos. “Essa informação sobre crianças infectadas é muito importante, pois significa que tem um adulto por trás doente, sem tratamento, que passou a doença adiante”, analisou. Ainda segundo o enfermeiro, Goiás é o terceiro estado com menor taxa de incidência, o quarto menor em mortalidade e o terceiro estado com maior taxa de abandono.

Trazendo os dados ainda mais para a realidade dos presentes, o coordenador do NHVE do hospital, José Geraldo Gomes, passou informações sobre os números do HDT. De 2013 a 2018, foram notificados 1217 casos da doença no hospital, sendo que a incidência maior foram nos anos de 2013 e 2017, ambos com 230 casos. Em 2018, o número foi de 177. O profissional ainda ressaltou que, infelizmente, a taxa de abandono do tratamento dos pacientes ainda é alta, chegando a uma média de 25%, sendo que a OMS indica que deveria ser menos do que 5%, uma vez que aqueles que abandonam podem voltar a apresentar a doença e contagiar demais pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar