Brasil, 20 de Novembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Síndrome dos ovários policísticos acomete 12% das mulheres em idade reprodutiva

Distúrbio hormonal comum em idade reprodutiva, a síndrome dos ovários policísticos se caracteriza pela ausência de ovulação (não liberação do óvulo na época correta, desde a primeira menstruação), podendo o aumento do tamanho dos ovários provocar múltiplos cistos.

Segundo o ginecologista Alexandre Zabeu Rossi, o diagnóstico e o tratamento precoces desse quadro podem reduzir o risco de complicações de longo prazo, como diabetes do tipo 2 e doenças cardíacas.

Os sintomas, por sua vez, vão desde a irregularidade na menstruação, com o alongamento do ciclo menstrual, aumento de hormônios masculinos (hiperandrogenismo), até a infertilidade causada pelo distúrbio.

Em alguns casos, o problema tem histórico familiar. Pode ser agravado pelo ganho de peso combinado ao aumento de resistência à insulina. O câncer de endométrio também registra maior incidência, diante dos distúrbios menstruais.

“O tratamento consiste na melhora do padrão menstrual, podendo ser usados anticoncepcionais, se não houver desejo reprodutivo, ou então indutores de ovulação, do contrário”, explica o doutor Rossi.

Em geral, a confirmação do diagnóstico é feita via exames laboratoriais, como dosagem de LH e FSH - hormônios produzidos na hipófise, que estimulam os ovários-, além do ultrassom, que pode revelar a presença de microcistos.

É igualmente comum que algumas pacientes apresentem aumento de hormônios masculinos, relacionados a esta síndrome, com elevada dosagem, por exemplo, de testosterona.

Para as mulheres com síndrome dos ovários policísticos que querem engravidar, Zabeu Rossi lembra a possibilidade de se induzir a ovulação com medicamentos específicos e, dessa forma, permitir uma gestação normal.

Já àquelas que têm distúrbio menstrual e só querem regular o fluxo, são ministrados medicamentos como a progesterona, que é um hormônio produzido na segunda fase do ciclo menstrual, além do anticoncepcional, que pode ter impacto positivo nesse tratamento.

PERFIL

Alexandre Zabeu Rossi – Especialista em Ginecologia e Obstetrícia; Mestre em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM), Doutor em Ginecologia pela UNIFESP-EPM e Diretor da Clínica Rossi.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS