Brasil, 23 de Abril de 2019

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Colesterol e ovos não são vilões para o coração

Segundo Rodrigo Polesso, idealizador do site Emagrecerdevez.com, evidências científicas apontam a inflamação das artérias, causada pela ingestão excessiva de carboidratos refinados e processados, bem como óleos vegetais, como a principal responsável por doenças cardiovasculares

A controvérsia em torno dos malefícios ou dos benefícios de se consumir ovos voltou à tona mais uma vez com força, a partir da publicação na semana passada de um estudo no periódico Journal of the American Medical Association. O levantamento, realizado por pesquisadores da Northwestern University, dos Estados Unidos, conclui uma associação entre o alto consumo de colesterol ou ovos na dieta alimentar e a elevação do risco de incidência de doenças cardiovasculares e a mortalidade por qualquer causa.

Foram avaliadas informações obtidas a partir de seis grupos de estudo norte-americanos, que acompanharam ao todo mais de 29,6 mil pessoas adultas durante uma média de 17 anos e meio. Neste período, verificou-se a incidência de 5,4 mil eventos cardiovasculares e um pouco mais de 6 mil mortes por diversas causas. Entre outras informações, a pesquisa constatou que o consumo diário de mais de 300 miligramas de colesterol está relacionado a um aumento de 3,2% e 4,4% do risco de desenvolver doenças do coração e de morrer de forma prematura, especificamente.

Para Rodrigo Polesso, idealizador do site emagrecerdevez.com, especialista em emagrecimento e certificado em Nutrição Otimizada e Saúde e Bem-estar pela Universidade Estadual de San Diego, estudos epidemiológicos como o publicado recentemente no períodico norte-americano, baseados em questionários alimentares, devem ser relativizados pois são associativos ou prospectivos. “Estes levantamentos não estabelecem uma relação de causa e efeito e como no caso deste, mostra uma associação fraquíssima e que ignora outros diversos fatores relacionados a uma dieta, por exemplo, que podem ser responsáveis pela consequência verificada”, explica o especialista em emagrecimento.

Nesse sentido, conforme Polesso, os ensaios clínicos randomizados (participantes são escolhidos de forma aleatória) são bem mais eficazes e confiáveis, pois devido às suas características conseguem controlar fatores de confusão que possam influenciar os resultados. No que diz respeito a esse tipo de pesquisa, as conclusões chegadas sobre os efeitos de uma dieta alimentar que inclui ovos são bem diferentes.

“Por exemplo, no ensaio clínico randomizado publicado, em 2010, na renomada revista científica norte-americana The Journal of Nutrition, verificou-se que o consumo de ovos no café da manhã não foi de nenhuma forma nocivo à saúde das pessoas analisadas”, afirma Polesso. O especialista esclarece que, para chegar a esta conclusão, os pesquisadores dividiram 40 adultos com alto colesterol em dois grupos, dando a eles distintas dietas matinais. O primeiro grupo ingeriu três ovos inteiros e o segundo sanduíche de queijo e presunto, ou similar. A ingestão de ovos não ocasionou prejuízos à saúde das paredes arteriais e aos níveis de gordura no sangue em adultos com alto colesterol.

Outro estudo relevante publicado, em 2008, também no The Journal of Nutrition, mostra, por sua vez, o lado positivo do consumo de ovos. O levantamento constatou que a inclusão de ovos em uma dieta mais baixa em carboidratos resulta no aumento do colesterol bom e na diminuição dos fatores de risco associado à síndrome metabólica. “Podemos concluir, então, que os ovos, além de não trazerem nenhum risco à saúde humana, podem ser benéficos. E de acordo com o melhor nível de evidência científica de que se dispõe atualmente sobre o assunto”, destaca o especialista em emagrecimento.

Os ensaios clínicos randomizados apenas corroboram uma certa sabedoria intrínseca à natureza. De acordo com Polesso, o ovo concentra todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento de uma vida, pois é ele que origina um novo ser. “Será que a natureza seria tão estúpida a ponto de colocar um “veneno” dentro da única fonte de nutrição dessa nova vida”, questiona o especialista. Não à toa, conforme Polesso, até algumas aves tentam furtar ovos de outros animais.

Não apenas ovos, mas diversos outros alimentos que possuem alta concentração de colesterol também são ricos em nutrientes, tais como fígado de boi; óleo de peixe (tomado como suplemento nutricional por sua importância como fonte de Ômega 3), carnes de animais como frango, peru e porco; e o queijo. “E todos esses alimentos sempre fizeram parte da dieta humana ao longo de sua história evolutiva. São ‘alimentos de verdade’, como eu costumo falar, ou seja, são alimentos produzidos pela natureza, não sendo refinados ou processados industrialmente. Além do mais, colesterol é algo extremamente importante para o corpo.”, diz o especialista.

Polesso destaca que o colesterol se tornou vilão a partir de estudos desenvolvidos pelo fisiologista norte-americano, Dr. Ancel Keys. Em 1955, ele apresentou uma hipótese de que gorduras saturadas causam doenças cardiovasculares. Desde então, a dieta apresentando alimentos ricos em colesterol, como os ovos, passou a ser evitada, fazendo com que Estados Unidos e a maioria dos países aplicassem restrições ao colesterol em suas diretrizes alimentares. “Ironicamente, até mesmo o Dr. Ancel Keys assumiu publicamente que estava errado quanto a isso, porém, o estrago já estava feito.”, adiciona o especialista.

Pesquisas desenvolvidas há anos, no entanto, vêm mostrando que ovos e colesterol na dieta não somente não são responsáveis pelo aumento de risco de problemas no coração, como ajudam na melhora de insuficiências nutricionais e contribuem de forma importante para a saúde em geral. Assim, até mesmo os governos vêm retirando de suas diretrizes alimentares as restrições a alimentos com alto teor de colesterol.

Segundo o especialista em emagrecimento, as evidências científicas apontam a inflamação das artérias como a principal causadora de doenças cardiovasculares. E o que, por sua vez, acarreta essa inflamação é a ingestão excessiva de óleos vegetais refinados, carboidratos refinados e processados industrialmente, como açúcares, farináceos etc. “Estivemos olhando para o lado errado todo esse tempo”, afirma Polesso, incentivando, por fim, as pessoas a consumirem ovos sem culpa, de preferência orgânicos, que têm um perfil nutricional mais adequado à boa saúde.

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