Brasil,

Core, por que é tão importante?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Surian
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Core, por que é tão importante? Foto de Thaís Oliveira

A importância do fortalecimento do core para o desempenho no esporte e na vida é indiscutível. Nunca ouviu falar, ou até ouviu, mas achou que não era tão importante assim? Então é hora de entender de uma vez por todas por que essa palavrinha de 4 letras em inglês precisa ser uma prioridade pra você.

Fonte: Fernanda Surian

Por que o tal do core é tão importante? Segundo a atleta de alta performance, Fernanda Surian, é preciso, primeiro organizar a informação, para quem está chegando agora no esporte e até mesmo pra quem agora optou por um trabalho mais assíduo para se tornar RX, ou um nível a mais dentro do Crossfit. Então, aí vai uma definição básica:

Core, em inglês, é centro. No corpo, ele corresponde a um grupo de 29 pares de músculos internos que formam o complexo da região lombar, pélvica e abdominal e que são responsáveis, basicamente, pela sustentação e pela estabilização dos nossos movimentos. Eles são nosso eixo de gravidade. Consegue imaginar a importância? Fernanda coloca em termos mais práticos, no esporte e na vida:

No Crossfit

No esporte, é tão importante começar um trabalho de dentro para fora, ou seja, partindo do centro para as extremidades, que isso está explicitado na pirâmide do Crossfit: Nutrição - condicionamento físico - ginástico - LPO - Esporte (competição). Ou seja, primeiro você se nutre corretamente, fortalece o corpo e aí começa a fazer exercícios específicos.

Na vida

A boa alimentação e a boa postura, que resulta em uma boa respiração, são as chaves para uma vida mais saudável. Se você se alimenta mal e vive jogado de forma errada em uma cadeira ou sofá, se não fortalece seus músculos que seguram o corpo, certamente terá dores e inclusive sua respiração sairá prejudicada. Imagine, não oxigenar direito suas células? Não tem receio disso? Pois devia.

Segundo a atleta, podemos transferir o que aprendemos no esporte para a vida diária e o ensinamento é o seguinte: “se você não consegue passar a força de suas pernas para seus braços, ou não consegue ativar uma boa saída de peso, que acontece no core, você não consegue levantar muito peso e isso vai prejudicar seu desempenho no box”, lembra ela, que complementa: “e se você não consegue controlar seus movimentos do corpo de forma completa, se não tem uma boa postura enquanto senta, limpa, dirige, trabalha, certamente vai ter algum tipo de dor localizada ou periférica, mas ligada ao quanto você trabalha, ou não, o seu core”.

Para Fernanda, é imprescindível entendermos o quanto ter essa parte do corpo trabalhando de forma correta, nos faz respirar melhor e ter uma vida mais saudável no dia a dia, e o quanto, nos movimentos, previne lesões: “isso porque estamos fazendo os movimentos mais fluidos, inteiros, com a técnica mais aguçada. Essencial para quem quer se tornar um esportista e garantir boas métricas, sem prejudicar o próprio corpo”.

Trabalhar o fortalecimento do core é algo que você tem que fazer de forma urgente, questão de saúde, antes mesmo de performance. “Mas, claro, é na performance, tanto do seu organismo quanto da sua trajetória dentro do esporte, é que vai te mostrar como está sendo frutífero se dedicar mais para o seu próprio centro”, finaliza a atleta.

Sobre Fernanda Surian

Professora de inglês desde 2008, Fernanda já coordenou professores, deu aula fora do Brasil e agora oferece um curso próprio com foco em inglês instrumental. Formada em nutrição, Fernanda foi se especializar no inglês cursando tradução e legendagem. É certificada por Cambridge e pelo CELTA. Em 2014, Fernanda se apaixonou pelo mundo do Crossfit e começou uma carreira de atleta de alta performance. Desde 2016, Fernanda uniu os dois mundos e hoje compartilha em seu blog informações preciosas sobre técnica, treino e autoconhecimento e oferece cursos com foco nesse universo do esporte, para ajudar coaches e alunos a melhorarem seu desempenho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar