Brasil, 16 de Julho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Diabetes: especialista dá dicas essenciais para cuidar da saúde dos pés

Complicações da doença pedem atenção redobrada com a região

Segundo dados de 2018 da Organização Mundial de Saúde (OMS), 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes, doença caracterizada pela carência ou má absorção de insulina, uma substância que garante o benefício da glicose como energia para o organismo. Por isso, manter a doença controlada é tarefa fundamental para evitar complicações em várias regiões do corpo, principalmente nos pés.

O ortopedista e especialista em cirurgia do pé e tornozelo, Rafael da Rocha Macedo, explica que quando os níveis de glicose no sangue estão altos algumas complicações podem aparecer nos pés. “Elas são caracterizadas pela falta de sensibilidade nos pés, o que pode ocasionar o aparecimento de úlceras (feridas), favorecer infecções e alterar a circulação por todo membro. Esses problemas, quando não tratados adequadamente, podem resultar até em amputações”, alerta Macedo.

Dito isto, o especialista dá algumas dicas de cuidados essenciais para os pacientes diabéticos manterem seus pés saudáveis e longe de riscos:

- Examine a região diariamente para ver se não existe nenhum corte, calo, rachadura, ferida e mudança de cor da pele. Para essa atividade o paciente pode contar com ajuda de um espelho e até usar meias brancas de algodão, já que elas destacam mais facilmente possíveis manchas de sangue.

- Faça a higienização da área todos os dias com a água em temperatura agradável, sabão e sem se esquecer de secar bem, inclusive entre os dedos;

- Procure não andar descalço para evitar machucados ou contusões. Opte por calçados, palmilhas e meias que garantam conforto, adaptação e proteção para os pés;

- Faça sempre movimentos circulares a cada 15 minutos. Essa atividade auxilia na melhora da oxigenação dessa região do corpo;

- Na hora de cortar as unhas é preciso cuidado para não causar ferimentos. Escolha um alicate apropriado ou uma tesoura sem ponta. Já o corte deve ser arredondado para evitar que ela encrave e nada de tirar a cutícula!

“Procure seguir corretamente todas orientações e cuidados contra o diabetes com medicamentos orais ou insulina, exames atualizados, dieta adequada e prática de exercícios físicos. E, caso note qualquer alteração nos pés, procure auxílio médico para que o tratamento seja iniciado rapidamente", finaliza o especialista.

Sobre o especialista: Dr. Rafael da Rocha Macedo é ortopedista e especialista em cirurgia do pé e tornozelo com ênfase em tratamento de atletas, aliando o conhecimento técnico com o fato de também estar envolvido com o esporte, já que, na qualidade de corredor, completou 5 ultramaratonas (corridas acima de 42 km). Com isso, possui experiência o bastante para orientar e tratar aqueles que também fazem parte deste universo esportivo. Atualmente, é sócio na Clínica Larc e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Artroscopy Association of North America e da Sociedade Brasileira de medicina e cirurgia do pé e tornozelo. Acesse as redes sociais: Facebook: drrafaelmacedo.com/ Instagram @dr_rafaelmacedo/ Site: www.clinicalarc.com.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::