Brasil,

Prevenção à Cegueira| Central da Catarata e Instituto da Visão realizam Dia do Cuidado da Visão do Paciente com Diabetes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andréa Xavier
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Para conscientizar a população da cidade de São Paulo sobre a importância do exame de visão anual, essencial à prevenção da catarata e outras doenças oftalmológicas, a Central da Catarata - negócio de impacto social - e o Instituto da Visão (IPEPO) vão realizar uma ação de avaliação até 5 de abril. A iniciativa é inspirada no Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, que é celebrado em 6 de abril. Os exames serão realizados nas unidades de Itaquera e Vila Clementino, em São Paulo. Mais informações sobre custo e agendamento antecipado: www.centraldacatarata.com.br

A Sociedade Brasileira de Diabetes aponta que existem 13 milhões de portadores da doença; somos o quarto país com maior número de diabéticos do mundo, segundo o International Diabetes Federation(IDF). Dos brasileiros com idades entre 20 e 79 anos, apenas 23% conseguem controlar a doença, mantendo-se fisicamente ativos e tomando medicamentos que regulam os índices de glicose. A diabetes responde por 49% dos casos de cegueira tratável no país, pois pouco se fala sobre a importância de exames oftalmológicos regulares e com caráter preventivo. Um dos riscos da hiperglicemia – condição comum aos pacientes com diabetes –, é o comprometimento assintomático da retina sem alteração na qualidade da visão. Diante de uma doença silenciosa, muitos brasileiros estão ficando cegos sem perceber.

Para conscientizar a população da cidade de São Paulo para a importância de exames oftalmológicos preventivos, a Central da Catarata e do Instituto da Visão (IPEPO) – entidade sem fins lucrativos, decaráter filantrópico – vão realizar uma ação conjunta de avaliação até 5 de abril. A iniciativa é alusiva ao Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, celebrado em 6 de abril.

A meta é diagnosticar, precocemente, doençasoculares que podem causar perda parcial de visão e cegueira: retinopatia diabética, glaucoma, edema macular diabético e catarata. A ação tem por objetivo chamar atenção para a importância da prevenção. A iniciativa conta com o apoio do GLIC (aplicativo pioneiro em saúde digital para o tratamento do paciente com diabetes em comunidade médica e nutricional). Mais informações sobre custos e agendamento: www.centraldacatarata.com.br

Os pacientes farão um exame de imagem, a Retinografia, podendo escolher dentre duas unidades do IPEPO, em Itaquera ou na Vila Clementino. Os resultados dos exames serão analisados por médicos especializados em Retinopatia Diabética. Os pacientes receberão o laudo da saúde ocular via e-mail ou whatsapp. A meta é realizar 400 retinografias. Os pacientes nos quais forem detectadas doenças oculares serão orientados a realizar consultas com oftalmologistas especializados, farão uma avaliação detalhada e receberão encaminhamento para tratamentos e ou cirurgias.

Catarata e retinopatia diabética

A catarata é a principal causa de cegueira em pacientes com diabetes no Brasil; eles têm o risco duplicado de desenvolver a doença, quando comparados com a população geral. Nesses pacientes, a catarata aparece mais cedo e evolui mais rápido do que a versão senil da doença – que acomete 73,3% de pessoas com mais de 75 anos, segundo o último Censo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A catarata é a primeira causa da cegueira e apesar de ser reversível após procedimento cirúrgico. Em cinco anos, de 2012 a 2017, os procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) cresceram 13%, contra um aumento de 19% do número de maduros.

A decisão de submeter à cirurgia está diretamente relacionada à qualidade de vida, mas esbarra no custo. A Central da Catarata atua justamente como alternativa de acesso à cirurgia para a população de menor renda.

Um dos exames que será realizado pela equipe detecta a retinopatia diabética – uma complicação decorrente das alterações das taxas de glicemia nos pacientes com diabetes – que representa um risco real de perda da visão. A doença causa danos nos vasos sanguíneos da retina e pode se manifestar com edema de mácula, ou seja, buracos na área central do olho, que geram uma mancha responsável por distorcer a visão; e proliferação de neovasos, que são vasos anormais que crescem na superfície da retina ou do nervo óptico. Pode haver, ainda, evolução da hemorragia e deslocamento de retina; os pacientes apresentam manchas ou obscurecimento da visão, podendo evoluir para a cegueira. A prevenção é a chave para evitar maiores danos – um dos riscos da hiperglicemia por longos períodos, por exemplo, é o comprometimento assintomático da retina sem alteração na qualidade da visão. É fundamental ao paciente com diabetes melitus (tipo 1 ou 2) passe por avaliação anual de fundo de olho.

Sobre a Central da Catarata

Maior central de agendamento de cirurgia de catarata do país, a Central da Cataratatem o objetivo de garantir acesso das pessoas de baixa renda à cirurgia de catarata. Fundada em 2017 pelo empreendedor Guilherme de Almeida Prado, o negócio social já realizou mais de 500 procedimentos para correção da opacidade do cristalino. A iniciativa conta com três clínicas afiliadas em São Paulo, todas com centros cirúrgicos próprios: Instituto da Visão (IPEPO); Clínica Oftalmológica Guarnieri e Hospital de Olhos de São Paulo (HOSP). O processo de afiliação das clínicas é norteado por três pilares: médicos formados nas melhores universidades; clínicas com mais de 20 anos de experiência; e especializadas em catarata.

Como negócio de impacto social, a Central da Catarata tem viabilizado cirurgias a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento. No pacote estão incluídos os custos com equipe médica, sala cirúrgica, exames oftalmológicos, lente intraocular e consultas pós-operatórias. Esse custo é possível mediante uma estratégia simples: utilizar horários vagos nesses centros de excelência oftalmológica para atender a população de menor renda. Em 2019, a expectativa é chegar à marca de mil procedimentos www.centraldacatarata.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar