Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Alimentos vilões: saiba quais podem danificar os dentes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Iara Valério
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A saúde bucal pode ser prejudicada por meio da adoção de uma má alimentação

Muito se sabe sobre os alimentos que possuem grande potencial para causar as temidas cáries nos dentes. Balas, chocolates, refrigerantes e doces em geral, estão do topo da lista das principais comidas que influenciam no surgimento das doenças cariosas. Porém, as guloseimas não são as únicas que podem comprometer a saúde bucal.

O esmalte dentário pode se enfraquecer por diversos motivos, um deles é o consumo diário de alimentos ricos em ácidos, ou que possuem uma forte pigmentação, pois eles podem provocar um grave desgaste dos dentes. Segundo o cirurgião-dentista e especialista em endodontia e ortodontia, Carlos Cordeiro, as pessoas devem ter mais atenção ao que ingerem. “Além das manchas, os chamados cromogênicos –alimentos com um alto teor de pigmentação – também podem contribuir para o desgaste do esmalte dos dentes. Esse problema acaba fazendo com que as bactérias se instalem com maior facilidade e assim surgem problemas como a cárie e o tártaro. Estas condições exigem cirurgias mais intrusivas”, afirma.

Os alimentos vilões muitas vezes já são conhecidos, mas as informações sobre eles não são muito disseminadas. O vinho, por exemplo, tem um alto teor de pigmentação e acidez. Estas características muitas vezes fazem com que o desgaste se torne praticamente inevitável, mesmo com a realização da higienização correta dos dentes. “Os carboidratos também são alimentos de grande potencial para o início de contaminações bacterianas. Quando ingeridos, estas comidas aderem aos dentes, e o açúcar presente em suas composições pode reagir junto as bactérias, o que acaba levando ao desenvolvimento da cárie”, explica.

Dentre os maiores ocasionadores da cárie, o álcool e os refrigerantes em geral, devem ser consumidos com moderação, sempre acompanhados por uma higienização bucal adequada. Além disso, o famoso cafezinho também é apontado como um dos potenciais implicadores no desgaste dental, assim como os chás de coloração mais escura. “O que sempre deve ser feito, é se manter atento a quantidade dos alimentos, a escovação dos dentes e aos cuidados bucais. De forma geral, não é necessário se abster de todos os alimentos, mas, moderar o consumo e redobrar a atenção com a assepsia bucal”, pondera.

Para garantir a saúde dos dentes e ainda assim aproveitar os alimentos e bebidas, não se pode descuidar da escovação. “É ela quem garante a eliminação dos ácidos e compostos corantes que permanecem presentes na língua, bochechas e gengiva, além de impedirem a proliferação bacteriana nos dentes”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar