Brasil,

Os benefícios da musculação para a função cerebral dos idosos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda d´Avila
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Profa MSc Paula Mª Loiola de Souza

Os problemas de saúde associados ao envelhecimento tem sido considerados uma das maiores prioridades da atenção à saúde mundialmente. Com o envelhecimento ocorre perda da capacidade funcional, da função imune, de funções neurológicas e cognitivas e também alterações nas funções metabólicas e de resposta inflamatória, comprometendo a qualidade de vida do idoso. Além disso, o atendimento às ocorrências de saúde dos idosos também estão relacionadas aproximadamente a 75% dos gastos gerais em assistência hospitalar pelo SUS.

A contribuição de programas de treinamento físico supervisionado na recuperação das funções descritas acima tem sido relativamente bem estudada em populações de idosos saudáveis e com doenças crônicas, porém a literatura ainda é carente no estudo destes aspectos em populações de idosos que sofrem de demência. A boa capacidade cognitiva permite a autonomia, melhora a inclusão social e age preventivamente. A atividade física regular reduz o risco de desenvolver a doença de Alzheimer e, ao mesmo tempo, reduz o declínio da capacidade cognitiva.

Os exercícios resistidos estão cada vez mais sendo preferenciais em caso de pessoas debilitadas, não apenas em função da sua eficiência em promover as adaptações mais importantes para a qualidade de vida, mas também pelo elevado grau de segurança geral. A intervenção desse tipo de exercício, que é projetada para melhorar os domínios físicos da fragilidade, também beneficia pacientes idosos com demência.

Vários estudos têm destacado que a irisina secretada após o exercício desempenha um papel benéfico na função cerebral e em doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer. É um novo mediador dos efeitos benéficos do exercício na função sináptica e memória em modelos de doença de Alzheimer. O reforço dos níveis cerebrais de irisina, seja farmacologicamente ou através de exercício, pode assim constituir uma nova estratégia terapêutica para proteger e / ou reparar a função das sinapses e prevenir o declínio cognitivo na doença de Alzheimer.

A irisina poderia incluir uma nova terapia atrativa com o objetivo de prevenir a demência em pacientes de risco, bem como retardar sua progressão em pacientes em fases posteriores, incluindo aqueles que não podem mais se exercitar. Muitos pacientes com demência são incapacitados devido a outras condições relacionadas à idade ou comorbidades, que os impedem de praticar exercício físico regular. Portanto, o desenvolvimento de abordagens alternativas baseadas nos efeitos benéficos do exercício no cérebro podem beneficiar esses pacientes.

Profa MSc Paula Mª Loiola de Souza – Educadora física com especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento e Mestrado em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Professora do Instituto Biodelta - Aplicações, Ensino e Pesquisa do Treinamento Resistido, com experiência na área de Musculação terapêutica e Condicionamento Físico

Referência

Santarem, JM. Texto Básico. http://treinamentoresistido.com.br/texto-basico/

Acesso em:15/02/2019.

Martelli, A. Alterações Cerebrais e os Efeitos do Exercício Físico no Melhoramento

Cognitivo dos Portadores da Doença de Alzheimer. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano. Mai 31; 1(1): 49-60, 2013.

Lourenco, MV. et al. Exercise-linked FNDC5/irisin rescues synaptic plasticity and memory defects in Alzheimer’s models. Nat ure Medicine, Vol 25, 165–175, January 2019.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar