Brasil,

É comum ter síndrome dos ovários policísticos na adolescência?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Regiane Chiereghim
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Ultrassom não deve ser critério de diagnóstico

Pauta é tema do 13° COPEM

“Ovários aumentados com padrão micropolicístico são habituais na adolescência, sem associação a qualquer doença, portanto, o ultrassom não deve ser critério de diagnóstico de síndrome do ovário policístico (SOP) nesta fase, e não se recomenda sua solicitação até oito anos após a primeira menstruação com a finalidade desse diagnóstico”, alerta Dra. Larissa Garcia Gomes, diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP). “Ovário policístico na adolescência” é um dos temas do 13° Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia – COPEM, que acontece de 16 a 18 de maio, no Centro de convenções Frei Caneca.

A endocrinologista explica que diagnosticar SOP na adolescência requer cautela, pois muitas de suas características são comuns na fase de maturidade do eixo reprodutivo: irregularidade menstrual é típica no primeiro ano, e ciclos entre 21 até 45 dias são usuais até três anos após a primeira menstruação. Acne é outro achado comum na adolescência, devendo ser investigadas causas hormonais nos casos de acne grave.

A síndrome dos ovários policísticos é uma disfunção ovariana crônica, que acarreta excesso de produção de hormônios androgênicos, como testosterona e precursores da testosterona como androstenediona, quadro de anovulação que se manifesta clinicamente com irregularidade menstrual, podendo estar associado ao achado no exame de ultrassom de ovários com padrão micropolicístico.

Sinais - aumento de pelos corporais, em virtude do excesso de testosterona, acne grave e queda de cabelo, irregularidade menstrual com ciclos de intervalos muito curtos ou muito prolongados. “A síndrome também tem associação com aumento de risco de doenças metabólicas como diabetes, obesidade, hipertensão arterial, alteração do perfil do colesterol, esteatose hepática (gordura no fígado) e apneia do sono”, complementa Dra. Larissa.

O médico deve estar atento ao excesso de pelos grossos, em regiões de distribuição de pelos corporais tipicamente masculinas como buço, mento (parte inferior da face, abaixo do lábio inferior) e tórax, associado ao aumento de concentrações hormonais da testosterona e presença de irregularidade menstrual com ciclos mais longos que 45 dias, ou mesmo ausência de menstruação por vários meses. “O diagnóstico da SOP na adolescência exige a presença de todos esses achados para se estabelecer o diagnóstico de certeza. A presença de um dos sintomas indica risco aumentado de SOP, e deve manter seguimento clínico”, comenta a médica.

Na adolescência devem ser solicitados apenas os exames hormonais como testosterona e androstenediona para confirmar o diagnóstico. Tais dosagens devem ser realizadas sem uso de anticoncepcional e colhidas no início do ciclo menstrual (fase folicular). “Importante lembrar que a SOP é um diagnóstico de exclusão, e o diagnóstico de hiperplasia adrenal congênita (forma não clássica), hiperprolactinemia, hipotireoidismo, síndrome de Cushing, síndromes de resistência insulínica grave e tumores virilizantes devem ser descartados” conclui a endocrinologista.

O tratamento vai depender dos sintomas, mas para excesso de pelo, acne grave e irregularidade menstrual na SOP é recomendado o contraceptivo oral combinado.

A prevalência geral da SOP é de 8% a 13% das mulheres. As adolescentes com risco aumentado por apresentar um dos sinais clínicos devem ser acompanhadas por um especialista, para confirmação do diagnóstico durante acompanhamento.

13° Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia
Quando: De 16 a 18 de maio de 2019
Horário: A partir das 8 horas
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Cerqueira César – São Paulo - SP
Informações: http://www.copem2019.com.br

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.

Serviço:
http://www.sbemsp.org.br
https://twitter.com/SBEMSP
https://www.facebook.com/sbem.saopaulo/
https://www.instagram.com/sbemsp/
https://www.youtube.com/c/SBEMSP


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar