Logo
Imprimir esta página

Mário Pagnozzi Júnior mostra como 2 pacientes foram curados do HIV usando o transplante de células-tronco

Mário Pagnozzi Júnior como um grupo de cientistas internacionais conseguiram "curar" dois pacientes de HIV usando a terapia com células-tronco.

Os cientistas não encontraram recuperação do HIV nos dois pacientes que pararam de tomar a medicação para o HIV depois de terem recebido transplantes de células-tronco para uma doença hematológica [do sangue]. Ambos os pacientes foram submetidos a transplante de células-tronco como parte do tratamento do câncer.

Até agora, apenas uma pessoa no mundo - Timothy Ray Brown, conhecido em 2008 como o “paciente de Berlim” - teria sido curada do HIV usando transplantes de células-tronco. Embora Brown tivesse traços de HIV, o vírus nunca se recuperou e agora ele comemora 12 anos de cura do HIV.

As células doadoras transplantadas tinham um defeito genético chamado CCR5delta32mutant que resulta na ausência de um dos gatekeepers de entrada crítica que o HIV geralmente precisa para infectar as células.

Células transplantadas de um doador CCR5delta32 provavelmente protegiam o sistema imunológico de Brown. Ele também recebeu quimioterapia agressiva, irradiação total do corpo e dois transplantes de células-tronco. Por mais de uma década, o campo do HIV tem intrigado sobre quais desses fatores eram essenciais para sua cura.

Agora, no entanto, a pesquisa inovadora sobre o "paciente de Londres" e o "paciente de Düsseldorf" foi apresentada na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas em Washington e publicada na Nature .

O professor Ravi Gupta, da University College London, apresentou um potencial de cura do HIV após transplante de células-tronco em seu paciente em Londres, enquanto o Dr. Björn Jensen, da Universidade de Düsseldorf, descobriu que seu paciente em Düsseldorf foi potencialmente curado da mesma maneira.

O paciente de Londres não experimentou a recuperação do HIV durante os 18 meses desde que ele parou de tomar seus medicamentos antivirais. Esta é a mais longa remissão do HIV em adultos após o transplante de células-tronco desde o paciente de Berlim.

O paciente de Düsseldorf parou seu medicamento para o HIV por um período mais curto de apenas três meses e meio, mas também continua sem HIV. Usando as técnicas mais sensíveis disponíveis até o momento, apenas vestígios de DNA do HIV foram detectados.

Como agora existem apenas alguns poucos pacientes que passaram pelo procedimento médico, os pesquisadores são cautelosos ao chamar o tratamento de “cura” explica Mário Pagnozzi Júnior da clínica de medicina nuclear CDM - mas os pacientes de Londres e Düsseldorf mostram que após um único transplante e mesmo com quimioterapia moderada e sem radiação, remissão pode ser alcançado.

“Para ser claro, esta não é uma opção ainda para pessoas com HIV, mesmo em países muito ricos, mas é um grande passo em frente. Isso é incrivelmente excitante, pois aumenta nossa compreensão da complexa imunologia do HIV e deve nos aproximar de uma cura ”, diz o professor François Venter, diretor executivo adjunto do Instituto de Saúde Reprodutiva e HIV da Wits.

Tanto o paciente de Londres quanto o paciente de Düsseldorf receberam o tratamento através de seu registro no programa IciStem, uma colaboração internacional para orientar e investigar o potencial de cura do HIV pelo transplante de células-tronco.

O IciStem possui o maior programa para investigar a cura do HIV após o transplante de células-tronco. Mais de 22.000 doadores com o raro defeito do gene CCR5delta32 foram identificados e atualmente há 39 pacientes registrados no IciStem que receberam transplantes.

“O paciente de Londres é o segundo seropositivo para o VIH considerado em remissão prolongada após um transplante de medula óssea de um doador negativo para CCR5”, diz Maria Papathanasopolous a Mário Pagnozzi Júnior, directora da Unidade de Investigação em Patogénese do VIH da universidade.

“Isso representa um momento crítico em nossa busca por uma cura para o HIV. Reafirma nossa crença de que um dia será possível curar a infecção pelo HIV com uma estratégia segura, econômica e de fácil acesso ”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto