Brasil, 17 de Junho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Aumenta o consumo de medicamentos para transtornos mentais entre jovens brasileiros

Levantamento revela procura crescente por medicamentos relacionados à depressão e ansiedade

Recente estudo de mercado divulgou dados que confirmam e aumentam a preocupação em relação a um fenômeno que se acentua: os transtornos mentais, principalmente a depressão e a ansiedade, que vêm crescendo entre a população jovem em todo o mundo, revelam-se exponenciais no Brasil.

O levantamento, realizado pela empresa Funcional Health Tech, que é especializada em inteligência de dados de saúde e é a maior empresa em Benefícios Medicamentos do país, engloba os anos de 2017 e 2018 e envolve uma amostragem de 318.639 e 397.192 indivíduos, respectivamente, para cada ano. Os dados indicam que o consumo de medicamentos para o tratamento de depressão e ansiedade e a utilização de sedativos pelos jovens cresceu 7,32% e que, entre adolescentes de 15 a 17 anos, o crescimento foi mais acentuado, chegando a 21,31%.

De acordo com o Dr. Marcelo Niel, médico psiquiatra e doutor em Ciências pela UNIFESP, “Os dados oferecem importante material para reflexão, mas é necessário diferenciar o tipo de medicação prescrito, porque vemos um aumento importante de uso de ansiolíticos benzodiazepínicos na população em geral, e também entre jovens. Isso não necessariamente representa aumento dos índices de doença mental, mas talvez uma sociedade mais medicalizada, que tem maior dificuldade em suportar dificuldades e desafios. Além disso, é fato que a doença mental está sendo mais diagnosticada e notificada. Hoje, vemos que a população e os profissionais de saúde mental estão mais atentos para a importância do diagnóstico correto, inclusive para informar pacientes e familiares”.

Família disfuncional, bullying no ambiente escolar, incerteza em relação ao futuro, pressão por notas altas e a entrada em uma faculdade são os fatores mais comuns para a depressão e ansiedade, revela a maioria dos estudos recentes.

Segundo o estudo mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o tema dos transtornos mentais, o Brasil é o país mais ansioso e estressado da América Latina, considerando-se a população de forma geral. Em escala global, o número de pessoas com depressão aumentou 18,4% nos últimos dez anos. São 322 milhões de indivíduos, ou 4,4% da população da Terra. O Brasil engrossa essa conta com 5,8% de seus habitantes – a maior taxa do continente latino-americano. O país também lidera a América Latina em relação à ansiedade, com 9,3% de sua população sofrendo dessa condição.

Além da preocupação dos profissionais de saúde mental com relação ao diagnóstico correto e a informação aos familiares durante o tratamento, vale ressaltar também que o acesso a medicamentos de forma adequada, por meio de Programas de Benefícios Medicamentos, é importante para que a população tenha mais aderência e para que o tratamento seja mais eficiente. “Programas de Benefícios Medicamentos têm o papel de ajudar as empresas a promoverem o acesso aos medicamentos mais adequados às necessidades de seus colaboradores”, explica Everton de Matos Paloni – Coordenador de Health Analytics / Benefits da Funcional Health Tech.

Sobre a Funcional Health Tech

Com foco na inovação e baseada em tecnologias de última geração, a Funcional Health Tech é uma empresa especializada em inteligência de dados, oferecendo serviços de gestão que integram toda a cadeia do mercado de saúde. Com vinte anos de atuação e crescimento de 25% ao ano, a Funcional possui uma carteira de clientes que compreende indústrias farmacêuticas que respondem por mais de 40% do mercado brasileiro, operadoras, corretoras de saúde e mais de 100 clientes corporativos, conectados a mais de 70 mil farmácias, através de seus sistemas, que processaram mais de R$ 8 bilhões em transações comerciais em 2018. A equipe da Funcional Health Tech é formada por especialistas em negócios, saúde e tecnologia, o que garante diferenciais em qualidade de atendimento, processos e produtos, trazendo resultados efetivos.

Hoje a Funcional Health Tech atua com as seguintes unidades de negócios:

Benefits: para ajudar as empresas a melhorarem a saúde de seus colaboradores, através do acesso a tratamento medicamentoso adequado e da promoção de hábitos saudáveis.

Health Analytics: que utiliza matemática e alta tecnologia aplicada sobre enormes volumes de dados (big data) para resolver questões da saúde suplementar e, assim, contribuir com a sustentabilidade do setor.

Pharma: que visa melhorar a saúde das pessoas, através de soluções que provoquem aumento do acesso e da adesão ao tratamento de maneira sustentável e positiva.

Fidelize: para potencializar vendas e rentabilidade da indústria farmacêutica, melhorando a sua relação com seus canais de distribuição, através de soluções digitais.

Para mais informações, acesse https://www.funcionalcorp.com.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::