Brasil,

Dados inéditos revelam que mais da metade das mulheres brasileiras não realiza exames de colo de útero

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Erick Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Levantamento revela números mais positivos em relação aos exames de mamografia, mas porcentagem de não realização é alarmante

A comemoração do Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março, se apresenta como a ocasião propícia para a discussão de problemas específicos do gênero feminino. Dentro deste raciocínio, recente estudo divulga dados inéditos e preocupantes no que se refere à adesão das mulheres brasileiras aos exames de colo de útero e de mamografia, essenciais para detectar alterações ou anomalias em fases primárias do câncer de mama e de colo do útero, também conhecido como câncer cervical.

O levantamento da Funcional Health Tech, que é especializada em inteligência de dados de saúde e é a maior empresa em Benefícios Medicamentos do país, considerou a base de dados da Saúde Suplementar do ano de 2017, a partir de um universo superior a 1 milhão de mulheres (nos dados referentes à mamografia) e de mais de 2 milhões de mulheres (nos números relativos aos exames de colo de útero), dentro da faixa etária elegida para realizar os dois exames preventivos.

Os resultados revelam que 64,2% das mulheres a partir de 40 anos realizaram o exame de mamografia e 35,8% não o realizaram. No que se refere ao exame preventivo de colo de útero 47,3% realizaram e 52,7% não realizaram o exame, conforme mostram as tabelas abaixo:

RELAÇÃO DE MULHERES QUE REALIZARAM
EXAME DE MAMOGRAFIA EM 2017
Elegíveis mulheres com 40 anos de idade ou mais RELAÇÃO DE MULHERES QUE REALIZARAM
Realizaram Não realizaram
64,2% 35,8%

EXAME DE COLO DO ÚTERO EM 2017
Elegíveis mulheres com idade entre 25 e 64 anos
Realizaram Não realizaram
47,3% 52,7%

Fonte de dados: Funcional Health Tech

De acordo com a Dra. Samira Haddad, médica obstetra, com doutorado em Ciências Médicas pela UNICAMP, o câncer de colo do útero é uma doença altamente prevenível, por meio da detecção de lesões precursoras a partir da citologia cervical (Papanicolau). No entanto, diversas situações são identificadas como barreiras à realização do exame, como por exemplo: dificuldades de organização dos serviços de saúde para oferta e análise dos exames, além de falhas no seguimento de casos suspeitos e confirmados. “Também por parte das mulheres, a necessidade de se submeter a exame ginecológico e a correlação do câncer cervical com o HPV (vírus de transmissão sexual) são fatores que podem contribuir para a não realização do exame preventivo”, explica a médica. “Existe evidência de que programas de educação para realização do exame citológico são efetivos para aumentar a cobertura. E também novas alternativas para detecção do risco de desenvolver câncer de colo, como a pesquisa direta do HPV, podem ser promissoras para priorização de grupos-alvo para realização rotineira de Papanicolau”, completa a especialista.

Neste Dia Internacional da Mulher, vale lembrar que em 2004 foi instituída, dentro do Sistema Único de Saúde, a “Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher”, estabelecida a partir de uma ideologia feminina e com a participação de vários setores da sociedade.

“Entretanto, os dados levantados pela Funcional mostram que existe uma grande parcela de mulheres brasileiras que ainda não tem a consciência da importância da realização regular dos exames preventivos para essas patologias, cujo diagnóstico primário aumenta em muito as chances de cura”, explica o Coordenador de Health Analytics Everton Paloni.

Sobre a Funcional Health Tech

Com foco na inovação e baseada em tecnologias de última geração, a Funcional Health Tech é uma empresa especializada em inteligência de dados, oferecendo serviços de gestão que integram toda a cadeia do mercado de saúde. Com vinte anos de atuação e crescimento de 25% ao ano, a Funcional possui uma carteira de clientes que compreende indústrias farmacêuticas que respondem por mais de 40% do mercado brasileiro, operadoras, corretoras de saúde e mais de 100 clientes corporativos, conectados a mais de 70 mil farmácias, através de seus sistemas, que processaram mais de R$ 8 bilhões em transações comerciais em 2018. A equipe da Funcional Health Tech é formada por especialistas em negócios, saúde e tecnologia, o que garante diferenciais em qualidade de atendimento, processos e produtos, trazendo resultados efetivos.

Hoje a Funcional Health Tech atua com as seguintes unidades de negócios:

Benefits: para ajudar as empresas a melhorarem a saúde de seus colaboradores, através do acesso a tratamento medicamentoso adequado e da promoção de hábitos saudáveis.
Health Analytics: que utiliza matemática e alta tecnologia aplicada sobre enormes volumes de dados (big data) para resolver questões da saúde suplementar e, assim, contribuir com a sustentabilidade do setor.
Pharma: que visa melhorar a saúde das pessoas, através de soluções que provoquem aumento do acesso e da adesão ao tratamento de maneira sustentável e positiva.
Fidelize: para potencializar vendas e rentabilidade da indústria farmacêutica, melhorando a sua relação com seus canais de distribuição, através de soluções digitais.

Para mais informações, acesse https://www.funcionalcorp.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar