Logo
Imprimir esta página

6 passos para revitalizar a pele após a folia do carnaval

Revitalização Revitalização

Rosto inchado, olheiras profundas, pele ressecada: para quem aproveitou muito, dormiu pouco e abusou do sol, chegou a hora de devolver à pele a sua luminosidade natural. Aqui está o guia definitivo para cuidar da pele a partir da quarta-feira de cinzas!

Para muitos brasileiros, o carnaval é a melhor época do ano — e também um período em que nos permitimos alguns abusos. É exposição solar em demasia, maquiagens carregadas, glitters, tintas, alimentação desregulada, bebidas alcóolicas, noites mal dormidas e tudo isso, invariavelmente, reflete na nossa pele: o rosto fica inchado, as olheiras mais demarcadas e o tecido cutâneo muitas vezes está ressecado ou apresenta vermelhidão. “Se você não seguiu as dicas básicas de se alimentar adequadamente, não abusar de bebida alcóolica, ter pelo menos seis horas seguidas de bom sono, limpar a maquiagem carregada e se expor ao sol sempre com uso de um fotoprotetor eficiente, você irá comprometer a saúde da sua pele”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Conversamos com três dermatologistas e um pesquisador em Cosmetologia para saber como fazer um bom detox na pele para ela recuperar a sua luminosidade natural:

Controle o estresse e comece a descansar – Acabada a folia, primeiramente é bom controlar o estresse, pois ele também afeta nossa pele de maneira importante, segundo a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, na medida em que a adrenalina e outros hormônios como cortisol e prolactina potencializam a inflamação persistente no tecido cutâneo e reduz o tempo de vida e a atividade das células. “A acne também é uma manifestação comum que tem relação com pacientes que sofrem com o estresse”, afirma a médica. A falta de sono também é maléfica, então é hora de dormir bem. “Ela afeta a produção natural de melatonina que também é parte da defesa antioxidante primária do nosso organismo”, explica a Dra. Valéria.

Use o demaquilante e o sabonete – É hora de fazer uma limpeza profunda na sua pele. “O demaquilante é um produto eficaz que ajuda a remover os resíduos de maquiagem e poluição, que são prejudiciais à pele. O melhor demaquilante é aquele no qual você não precisa fazer força para retirar a maquiagem”, afirma o dermatologista Dr. Jardis Volpe. Logo após, é hora do sabonete de limpeza, que pode contar com ativos descongestionantes e com ação detox, como o carvão ativado. “No caso da pele mais oleosa, o sabonete deve trazer ativos como Acneol SR, que traz agentes anti-inflamatórios e seborreguladores”, afirma a Dra. Claudia Marçal.

Lembre-se que o esfoliante precisa ser delicado – É importante esfoliar a pele, mas em demasia ou com os produtos errados pode surtir efeitos indesejados. “Esfoliar em excesso cria pequenas fissuras na barreira da pele que levam a uma perda maior de hidratação e geram inflamação”, diz o Dr. Jardis. Ele considera suficiente esfoliar três vezes por semana, no máximo, e usando produtos à base da seda de arroz ou ácido glicólico, que não é tão abrasivo na remoção das células mortas como os produtos granulosos.

Cuide dos olhos – Se a festa foi longa e no dia seguinte os olhos ficaram inchados, você precisa ter mais atenção com essa área. “Para diminuir o inchaço na área dos olhos e bolsas, compressas com camomila e arnica são indicadas, além de evitar bebidas alcoólicas e cigarro e dormir bem. Utilize constantemente o protetor solar”, afirma a Dra. Valéria Marcondes.

Hora de hidratar – A hidratação facial jamais deve ser negligenciada e é importante ficar de olho no ácido hialurônico. “Esse ativo tem uma molécula grande e não penetra bem na pele, mas já há formas menores de hialuronatos de sódio (ácido hialurônico) que conseguem penetrar na pele e chegam até a derme, o que as torna muito importantes para uso em cosméticos anti-idade e hidratantes”, afirma o farmacêutico Lucas Portilho, consultor e pesquisador em Cosmetologia e diretor científico da Consulfarma. Dois ativos de destaque, segundo a Dra. Claudia Marçal, são: Overnight Repair (conta com o ativo) e Hyaxel (traz ele na forma vetorizada que tem maior penetração), ambos com potencial de hidratar a pele de maneira imediata e prolongada.

Ajuda extra – Por vezes, o pedido de S.O.S da pele é tão gritante que é necessário apostar em um booster, com fórmula mais concentrada, ou em um sérum ou elixir. “Com esse tipo de produto, é possível um efeito antifadiga imediato, se você apostar em ativos tensores. Ascorbosilane C, uma Vitamina C estável, também é recomendada, assim como Superox-C, que tem a Vitamina C concentrada: ambos devolvem a iluminação e o brilho facial”, afirma o Dr. Jardis. Esse tipo de produto pode ser utilizado duas vezes ao dia.

Fontes:

DRA. CLAUDIA MARÇAL

É médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas - SP.

DR. JARDIS VOLPE

Dermatologista; Diretor Clínico da Clínica Volpe (São Paulo). Formado pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; Membro da Sociedade Americana de Laser, da SBD e da Academia Americana de Dermatologia; Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC; Atualização em Laser pela Harvard Medical School.

DRA. VALÉRIA MARCONDES

Dermatologista da Clínica de Dermatologia Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia com título de especialista e da Academia Americana de Dermatologia. Foi fundadora e é membro da Sociedade de Laser. www.valeriamarcondes.com.br

LUCAS PORTILHO

Consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma e Pesquisador em Fotoproteção na Unicamp. Especialista em formulações dermocosméticas e em filtros solares. Diretor das Pós-Graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Novas fórmulas. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 17 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de Pós-Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional. Coordena Estágios Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França, Mônaco e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto