Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Psiquiatras do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) defendem legitimidade e efetividade da eletroconvulsoterapia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Assessoria de Imprensa Cremesp
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Em manifestação, cinco psiquiatras que integram o Conselho do Cremesp destacam os pontos positivos do tratamento pelo SUS

Diante da polêmica envolvendo as discussões, no âmbito do Ministério da Saúde, sobre a utilização da eletroconvulsoterapia (ECT) no Sistema Único de Saúde, os psiquiatras que integram o Conselho do Cremesp reforçam que a utilização da eletroconvulsoterapia (ECT) – ainda cercada por estigmas e oposições de cunho ideológico – apresenta respaldo científico substancial para seu emprego.

Os psiquiatras Edoardo Vattimo, Christina Hajaj Gonzales, Rodrigo Lancelote Alberto, Maria Alice Scardoelli e Pedro Sinkevicius Neto destacam que a prática é regulamentada por resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), e a sua não realização, de forma adequada pelo médico, é passível de processo ético-profissional.

O grupo ressalta ainda que a elaboração da norma técnica, capitaneada pelo Ministério da Saúde, ainda no ano passado, contou com a contribuição de especialistas que, especificamente sobre a ECT, reconheceram a importância clínica deste tratamento. Entre outros resultados, eles esclarecem que a eletroconvulsoterapia pode mitigar taxas de readmissão hospitalar e salvar vidas, assim como a cardioversão elétrica na cardiologia.

"Os pacientes com indicação para realizar ECT devem ser submetidos, antes de mais nada, a uma cuidadosa anamnese e a exame físico e complementares minuciosos, como avaliação cardiológica. Hoje, este procedimento é feito de forma humanizada, com sedação, analgesia e monitoramento em ambiente hospitalar e ambulatorial. Além de outros cuidados, como a observância de jejum de oito horas para sólidos e de quatro horas para líquidos, e avaliação e cuidados odontológicos", comenta o psiquiatra e conselheiro Edoardo Vattimo.

Esses psiquiatras rechaçam preconceitos e qualquer tipo de militância, e esclarecem que a ECT é uma modalidade de tratamento eficiente e de rápida resposta clínica. Eles destacam também que pode ser considerada uma alternativa concreta para doenças como catatonia e depressão grave, principalmente. "Diversas metanálises demonstraram que o ECT é mais eficaz que a farmacoterapia e do que outros tratamentos nesses casos selecionados. Portanto, quando realizado com responsabilidade e técnica adequada, a ECT é recomendada", afirma Vattimo.

Por fim, o grupo defende que a Política de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde deve ser constantemente revista e dissociada de preconceitos e motivações ideológicas. E reforçam a necessidade de averiguação permanente dos resultados alcançados pela ciência e a atual prática neste campo da Medicina, de forma a não privar justamente os pacientes mais carentes dos melhores tratamentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar