Brasil,

Hábitos saudáveis garantem um envelhecimento de qualidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Garcia Bernardes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Especialista alerta para os cuidados necessários com a saúde, foco é na prevenção

A velha máxima de que prevenir é melhor do que remediar se aplica perfeitamente para atual geração de adultos. A faixa etária que será a terceira idade de um breve futuro, está cada vez mais consciente de que os bons hábitos sociais, alimentares e esportivos são fundamentais para ter uma vida longeva e saudável. O especialista em Geriatria e Clínica Geral, Dr. Paulo Camiz, afirma que um conjunto de fatores são essenciais para garantir um envelhecimento saudável, “Basicamente são cinco pilares, a dieta saudável, prática de atividade física regular, inserção social, boa saúde emocional e controle de doenças, pode ajudar o indivíduo a ter um envelhecimento de qualidade, porém diversos outros fatores se associam a essas práticas, por isso é sempre muito importante fazer o acompanhamento médico, sempre com foco na prevenção”.

A última pesquisa do IBGE, publicada em novembro de 2018, estabeleceu que a expectativa de vida média do brasileiro aumentou e está em 76 anos. Esse número está próximo do número dos países desenvolvidos como Japão e EUA com 85 e 80 anos, respectivamente.

Para alcançar os países desenvolvidos é preciso voltar as atenções para a medicina preventiva, afinal já se sabe que em pouco tempo teremos uma geração de idosos muito maior do que a população jovem.

Já existem estudos, em fase inicial de pesquisas, que relacionam a importância da atividade física com a prevenção de doenças como o Alzheimer. Durante os exercícios os músculos liberam um hormônio chamado Irisina, que estaria associado a melhora da capacidade cognitiva.

Importante reforçar que nenhum hábito da rotina diária vai ajudar a ter um envelhecimento de qualidade se ele for feito sozinho, é preciso estar associado sempre a um conjunto de fatores que, quando combinados, resultarão na prevenção de doenças e consequentemente num futuro mais saudável.

O Dr. Paulo Camiz reforça ainda que um dos pontos mais importantes dos pilares citados acima, é o controle de doenças, “A maior parte dos médicos já está habituada a apenas tratar das doenças quando estas já estão manifestas mas, quando estamos tratando, provavelmente é porque em boa parte das vezes, deixamos de prevenir e de atentar para os outros pilares. Sabemos tratar e, com os avanços da medicina podemos tratar cada vez mais doenças. Temos que trabalhar agora na prevenção, para evitar chegar na fase da doença”.

Sobre Dr. Paulo Camiz

Geriatra e Clínico Geral

CRM 116103/SP

Médico clínico geral e geriatra com formação e especialização pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Geriatra pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, professor colaborador de Clínica Geral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em São Paulo, membro da American College of Physicians (Sociedade Americana de Clínica Médica), titulado Fellow, pelo reconhecimento à prática de excelência da medicina, nos EUA, e também da American Geriatrics Society (Sociedade Americana de Geriatria). Fez vivência de um mês na cidade de Yokohama, Japão, país com a maior proporção de idosos do planeta.

Faz parte do corpo clínico dos Hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, além de atuação de rotina em seu consultório. Diretor clínico instituição de longa permanência pra idosos Hanami Sênior. Mestre de Ving Tsun Kung Fu (arte marcial chinesa) que pratica desde 1995.

A medicina sempre fez parte de sua vida, o ingresso aos 17 anos na Universidade alavancou sua dedicação constante aos estudos e sua responsabilidade de levar conhecimento e informação aos seus alunos, pacientes e população em geral. A vocação para a medicina o levou pela escolha da Clínica Médica e Geriatria, duas especialidades que tem como propósito o tratamento global do paciente. Dedicado ao estudo de doenças raras, foi médico da Marinha do Brasil na Amazônia, onde ficou por um ano e pode ter contato com doenças tropicais quase desconhecidas nos grandes centros, como São Paulo. Sua bandeira é a prevenção, o envelhecimento saudável só será possível se acompanhado clinicamente desde cedo, isso o torna percursor de tratamentos inéditos, como por exemplo: o Transplante de Fezes, procedimento indicado para um tipo específico de infecção intestinal.

Consultório Dr. Paulo Camiz

Endereço: Rua Dona Adma Jafet, 74 Cj 64 – Bela Vista/SP

Telefone: (11) 3129-8629

WhatsApp para agendamento de consulta: (11) 94063-6534

E-mail:


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar