Brasil,

IV Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente: inscrições abertas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  IBSP - Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Evento recebe médico que implantou o programa de segurança da Inglaterra e especialista americano que criou modelos de qualidade

Nos dias 25 e 26 de abril de 2019, acontece em São Paulo o IV Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente. Promovido pelo IBSP - Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente, o evento coloca os profissionais brasileiros em contato direto com os especialistas internacionais que desenvolvem e ditam as políticas mais modernas de segurança e qualidade em saúde. Além de apresentar teorias disruptivas e tecnologias de ponta, a seleção de palestrantes também permite ao público conhecer experiências exemplares já colocadas em prática pela liderança de hospitais internacionais e nacionais. O simpósio traz como inspiração o espírito do tempo e apresenta os referenciais práticos para ação.

Entre os temas que serão discutidos durante a quarta edição do simpósio, estão perspectivas em segurança do paciente, desenvolvimento de líderes, ferramentas da qualidade, uso de tecnologia em segurança, prevenção de tromboembolismo venoso, segurança obstétrica e na oncologia. Os destaques internacionais são o médico inglês Mike Durkin, do NHS e Imperial College London, e o cirurgião americano Elliott Haut, da Johns Hopkins University.

O médico inglês Mike Durkin foi o diretor responsável pela implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente do sistema de saúde da Inglaterra, o NHS (National Health Service). Hoje, Durkin é um dos diretores associados do NHS Resolution, a agência do governo britânico que cuida dos encargos financeiros gerados por casos de erros na assistência à saúde. Ele também ocupa atualmente a posição de Conselheiro de Liderança e Segurança do Paciente do Patient Safety Translational Research Centre, centro de pesquisa no Imperial College London para aplicação de inovações em saúde. Em seus 25 anos de experiência no gerenciamento de instituições médicas, Durkin desenvolveu uma rede de 500 profissionais encarregados de multiplicar ações de qualidade e ajudou a implantar um órgão independente que investiga erros e eventos adversos ocorridos no sistema de saúde inglês, o HSIB (Healthcare Safety Investigation Branch), do qual é membro.

Durante sua participação no simpósio, Durkin apresentará políticas que conseguiram transformar a segurança do paciente em uma preocupação nacional na Inglaterra. São medidas para implantar e fortalecer a cultura de segurança nos serviços e para criar projetos com impacto real na qualidade da assistência. A redução drástica da prescrição de antibióticos, que em um ano chegou a 16% em medicamentos de amplo espectro, é um dos exemplos mais emblemáticos das conquistas alcançadas pelo programa inglês quando sob a direção de Durkin.

Em outras frentes de trabalho durante o simpósio, o cirurgião americano Elliott Haut, da Johns Hopkins University, tratará de um dos eventos adversos mais frequentes dentro dos hospitais, o tromboembolismo venoso (TEV), além de falar sobre segurança no contexto cirúrgico e de trauma. Haut é vice-presidente de Qualidade e Segurança do departamento de Cirurgia da Escola de Medicina da Johns Hopkins University, instituição pioneira no desenvolvimento de políticas de segurança e qualidade. Haut foi um dos ganhadores do prêmio de Excelência em Qualidade e Segurança, o Armstrong Award for Excellence in Quality and Safety, em 2016. Ele criou um modelo de prevenção de trombose e embolia pulmonar considerado exemplar pela agência americana de qualidade em saúde, a AHRQ. Haut é o presidente da Associação para Cirurgia de Trauma (EAST), onde também já presidiu o comitê de criação de diretrizes clínicas para o atendimento de trauma. Todos os temas em discussão no IV Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente estão detalhados no site www.simposio-ibsp.com.br.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas online, no www.simposio-ibsp.com.br. Os lotes iniciais estão com desconto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar