Brasil,

Butantan comemora aniversário com "Feira da Imunidade e da Vacina"

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Instituto Butantan
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Em tenda de 900 m², a Feira acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro, com jogos, teatro, parede de escalada e muito mais - tudo gratuito, para visitantes de todas as idades

Neste final de semana (23 e 24 de fevereiro), das 10h às 16h, o Instituto Butantan realiza a “Feira da Imunidade e da Vacina – Como nosso organismo se protege” em comemoração ao seu 118º aniversário. Visitantes de todas as idades poderão participar gratuitamente de uma série de atividades interativas que mostram, de forma lúdica, o funcionamento do nosso sistema imunológico e como as vacinas ajudam a nos proteger de algumas doenças.

Uma tenda de 900m², montada no parque do Instituto, concentrará as atividades que oferecem ao visitante um mergulho no universo da nossa imunidade e no funcionamento das vacinas. Haverá 70 monitores disponíveis orientando todas as atividades. Além disso, os museus Biológico, Histórico e de Microbiologia terão entrada gratuita neste fim de semana excepcionalmente.

O tema tem ganhado cada vez mais importância, visto que as taxas de vacinação estão em declínio em diversos países do mundo. A prova disso é o retorno de doenças que eram consideradas sob controle, como, por exemplo, o sarampo. Em 2018, foram registrados 50 mil casos na Europa e 11 mil no Brasil. Por esse motivo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a hesitação à vacina é a maior emergência da saúde pública em 2019.

Atrações

Dentre as principais atrações da Feira da Imunidade e da Vacina, estão as duas paredes de escalada, onde as crianças subirão pelos caminhos do nosso sistema linfático e poderão explorar os seus principais órgãos.

Para conhecer uma célula por dentro, os visitantes poderão entrar no “Celularium”, em que uma projeção mostra como são suas estruturas básicas. Já no “Linfócito B: a fábrica de anticorpos”, eles vão acompanhar uma simulação divertida de como o corpo produz anticorpos, depois de estimulado por uma vacina.

A “Espiral da segurança”, estrutura de 3,5 m de altura, mostrará todas as etapas de desenvolvimento e testagem de uma vacina para que ela seja eficiente contra as doenças e não cause malefícios aos humanos. Em outro ponto do percurso, o visitante poderá acompanhar as etapas de produção da vacina contra a gripe. Atores representando Vital Brazil e Arthur Neiva, pesquisadores do início do século XX, também estarão na Feira para contar como foram os surtos de peste bubônica e a epidemia de gripe espanhola no Estado de São Paulo.

Além de espaços com microscópios, painéis, vídeos, jogos e atividades voltadas para as crianças menores, haverá ainda apresentações da peça infantil “A vacina que protege no Sítio do Pica-Pau Amarelo”; a realização do jogo “Imunidade de Rebanho”, que explica a importância da manutenção das taxas de vacinação para a proteção da população como um todo; e rodas de conversas, conduzidas por cientistas, onde o público poderá expor dúvidas e pontos de vista acerca das vacinas.

A programação completa está disponível no link: http://imunidadeevacina.butantan.gov.br/

Feira da Imunidade e da Vacina – Como nosso organismo se protege

Data: 23 e 24 de fevereiro de 2019 (sábado e domingo)

Horário: das 10h às 16h

Local: Heliponto do Instituto Butantan - Avenida Vital Brasil, 1500 – Butantã – São Paulo/SP

- Atividade gratuita.

- Os museus do Instituto Butantan funcionarão normalmente e terão acesso gratuito neste fim de semana excepcionalmente.

- Estacionamento no parque do Instituto Butantan limitado à lotação máxima de 100 veículos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar