Brasil, 16 de Junho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Parceria com Centro de Treinamento para médicos, faz Barretos (SP) superar em 400% média mundial de cirurgias laparoscópicas no aparelho digestivo

80% das cirurgias em aparelho digestivo são realizadas pelo Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) via laparoscopia, um número quatro vezes maior à média mundial, que chega a 20%, segundo o médico, professor francês e fundador do maior Centro de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas do Continente – IRCAD (Instituto de Pesquisa em Câncer do Sistema Digestivo), Jacques Marescaux, que esteve em Barretos, na última semana, para abrir calendário de cursos anual na unidade. O elevado índice se deve à parceria com o Centro Francês em Barretos, que com visão educacional, oferece diversas possibilidades para facilitar o acesso dos cursos à classe médica, através de parcerias com entidades de classes e instituições.

Diminuir o tempo do paciente na mesa de cirurgia e o tempo de recuperação no pós-cirúrgico, o que consequentemente diminui os custos, são alguns dos benefícios da cirurgia minimamente invasiva, além de diminuir as falhas em hospitais, outro grande desafio que une a ciência e tecnologia. Na contramão do cenário mundial, o Hospital barretense, mantido através do SUS e doações recebidas do mundo todo, realiza aproximadamente 1 mil cirurgias nesta modalidade, anualmente, liderando as especialidades digestivo baixo, urologia, ginecologia e digestivo alto.

No IRCAD instalado na cidade, cerca de 11 mil médicos já foram treinados desde sua inauguração, em 2011. Apenas em 2018, cerca de 1,5 mil médicos participaram de cursos entre diversas especialidades. Os cursos mais procurados são os de cirurgia geral, oncológica digestiva e ginecológica, hepática, endometriose e curso geral para residentes. Entre os alunos que passaram pela unidade em 2018 cerca de 25% são estrangeiros, vindos de 19 países do mundo. “Começamos com a cirurgia digestiva, depois abrimos para outras especialidades como a ginecológica, urológica, até a artroscopia do punho com incisões pequenas e também acesso à base de crânio da neurocirurgia para retirada de tumores, hoje em dia todas as modalidades estão incluídas na grade do IRCAD Barretos” destacou o fundador Marescaux. Ainda segundo ele, o futuro da cirurgia minimamente invasiva é a laparoscopia, mas há um caminho para a robótica, que hoje não é tão difundida em virtude dos altos custos que o robô tem, em virtude de poucas empresas investir em ter um robô, “Em 2020 teremos mais de 10 empresas competindo para a fabricação desses robôs e por isso acredito que em 20 anos a maioria dos procedimentos serão realizados via cirurgia robótica”, disse. Além das cirurgias minimamente invasivas laparoscópicas, o Hospital de Amor também já realiza, diariamente, cirurgias robóticas.

Durante este ano, o IRCAD Barretos oferecerá 36 cursos em diversas especialidades, entre eles há dois inéditos: o Cirurgia do Esôfago e Cirurgia das Vias Aéreas. O corpo docente dos cursos é formado por médicos do Brasil e exterior e as aulas práticas ocorrem no laboratório experimental da unidade, que oferece as mais recentes inovações da tecnologia médica, através de equipamentos e instrumentos das empresas Medtronic e Karl Storz.

Mais informações sobre os cursos, corpo docente e infraestrutura da unidade estão disponíveis no portal: www.ircadamericalatina.com.br .

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::