Brasil, 23 de Março de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Carnaval contribui para aumento de acidentes com as mãos

Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) alerta para os riscos de graves lesões nas mãos durante a folia de Carnaval

O carnaval é celebrado com muita alegria pelos brasileiros, tanto para aqueles que vão acompanhar os desfiles e blocos de rua, quanto para aqueles que fogem do barulho da festa. A verdade é que a maioria das pessoas aproveitam um dos maiores feriados prolongados do País de alguma forma, dentre elas, dançando, preparando churrascos e ingerindo bebida alcóolica.

Contudo, todo cuidado é pouco. Os médicos especialistas, associados da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), perceberam o aumento do volume de atendimentos nesse período, relacionado aos acidentes que causam graves lesões nas mãos, que além da dor e sofrimento, levam, muitas vezes, ao comprometimento dos movimentos das mãos que podem evoluir com sequelas, muitas vezes irreversíveis, sem contar que provocam por consequência o aumento do afastamento do trabalho, já que as mãos são essenciais na maioria das atividades laborativas.

Os dados mais recentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) /2017, mostram no ranking de concessão de Auxílio-Doença Acidentário que, no ano, ocorreram cerca de 40 mil concessões do benefício. Para ter direito a pensão, é feito cálculo considerando a média aritmética simples das últimas 12 contribuições ao INSS.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Dr. Marcelo Rosa de Rezende explica, “As principais causas desses acidentes são: cortes de faca e queimaduras provocadas durante churrascos, cortes provocados por garrafas e copos de vidro, e as quedas, uma vez que nós temos o reflexo de nos apoiarmos antes de chegar ao chão, utilizando as mãos como escudo e feriando-as com maior gravidade”.

O especialista alerta sobre a importância do tema, e que assim como as campanhas sobre doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, acidentes de trânsito e violência, muitas vezes, provocados pelo abuso de bebidas alcoólicas e/ou outras drogas, o cuidado e atenção com os acidentes que envolvam as mãos também são necessários.

“Vale ainda o alerta para quem se locomove utilizando motocicleta, porque o eventual uso de álcool e outras drogas aumenta consideravelmente o número de acidentes com motocicletas. Lembrando que além das fraturas e trauma crânio-encefálico, podemos ter a lesão dos nervos que emergem da coluna cervical, chamado de ‘Lesão do Plexo Braquial’, que acarreta grave incapacidade do membro superior com perda de movimento e sensibilidade local. Uma lesão grave e com grande potencial de sequela”, conclui o Dr. Marcelo Rosa de Rezende.


Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (SBCM):

A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (SBCM), fundada em 1959, congrega os médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. Promove e tem a responsabilidade na formação de especialistas, e fornece condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.

http://www.cirurgiadamao.org.br/

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::