Brasil, 16 de Junho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Carnaval contribui para aumento de acidentes com as mãos

Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) alerta para os riscos de graves lesões nas mãos durante a folia de Carnaval

O carnaval é celebrado com muita alegria pelos brasileiros, tanto para aqueles que vão acompanhar os desfiles e blocos de rua, quanto para aqueles que fogem do barulho da festa. A verdade é que a maioria das pessoas aproveitam um dos maiores feriados prolongados do País de alguma forma, dentre elas, dançando, preparando churrascos e ingerindo bebida alcóolica.

Contudo, todo cuidado é pouco. Os médicos especialistas, associados da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), perceberam o aumento do volume de atendimentos nesse período, relacionado aos acidentes que causam graves lesões nas mãos, que além da dor e sofrimento, levam, muitas vezes, ao comprometimento dos movimentos das mãos que podem evoluir com sequelas, muitas vezes irreversíveis, sem contar que provocam por consequência o aumento do afastamento do trabalho, já que as mãos são essenciais na maioria das atividades laborativas.

Os dados mais recentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) /2017, mostram no ranking de concessão de Auxílio-Doença Acidentário que, no ano, ocorreram cerca de 40 mil concessões do benefício. Para ter direito a pensão, é feito cálculo considerando a média aritmética simples das últimas 12 contribuições ao INSS.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Dr. Marcelo Rosa de Rezende explica, “As principais causas desses acidentes são: cortes de faca e queimaduras provocadas durante churrascos, cortes provocados por garrafas e copos de vidro, e as quedas, uma vez que nós temos o reflexo de nos apoiarmos antes de chegar ao chão, utilizando as mãos como escudo e feriando-as com maior gravidade”.

O especialista alerta sobre a importância do tema, e que assim como as campanhas sobre doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, acidentes de trânsito e violência, muitas vezes, provocados pelo abuso de bebidas alcoólicas e/ou outras drogas, o cuidado e atenção com os acidentes que envolvam as mãos também são necessários.

“Vale ainda o alerta para quem se locomove utilizando motocicleta, porque o eventual uso de álcool e outras drogas aumenta consideravelmente o número de acidentes com motocicletas. Lembrando que além das fraturas e trauma crânio-encefálico, podemos ter a lesão dos nervos que emergem da coluna cervical, chamado de ‘Lesão do Plexo Braquial’, que acarreta grave incapacidade do membro superior com perda de movimento e sensibilidade local. Uma lesão grave e com grande potencial de sequela”, conclui o Dr. Marcelo Rosa de Rezende.


Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (SBCM):

A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (SBCM), fundada em 1959, congrega os médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. Promove e tem a responsabilidade na formação de especialistas, e fornece condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.

http://www.cirurgiadamao.org.br/

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::