Brasil,

Casos de pedras nos rins têm mais incidência no verão

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jéssica Amaral
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Ideal é beber 2 litros de água por dia Ideal é beber 2 litros de água por dia Ideal é beber 2 litros de água por dia

Pouca ingestão de líquido e sal em excesso aumentam a incidência em até 20% na estação mais quente do ano

No verão, as pessoas transpiram mais e nem sempre ingerem líquido suficiente para hidratar o corpo. Esse fator somado ao consumo de alimentos industrializados, ricos em sódio, facilita o aparecimento dos cálculos renais ou, popularmente, conhecido como pedras nos rins. A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) constatou que a incidência aumenta drasticamente na estação mais quente do ano, cerca de 20% das pessoas são afetadas.

De acordo com Luciana Cardon, médica Nefrologista da Fundação Pró-Renal, fatores hereditários e estilo de vida podem ser um dos grandes causadores da doença, que afeta em torno de 15% da população brasileira. “No verão, ocorre um aumento da transpiração e a ingestão de água nem sempre é elevada. A urina fica mais concentrada, favorecendo a formação dos cálculos”, afirma.

A especialista explica que nem todas as pedras são retiradas de forma cirúrgica e “os cálculos podem ser assintomáticos durante anos ou nunca apresentarem sintomas”. Em torno de 85% dos casos, as pedras são pequenas, até 4 milímetros, e são expelidas naturalmente pela urina. Mas, ela faz um alerta: a chance das pedras voltarem é grande e quem já teve pode até ter mais de uma vez.

Fique alerta aos sintomas

Os principais sintomas dos cálculos renais são: fortes dores, náuseas, vômitos, febre, presença de sangue na urina e sensação de bexiga cheia com maior frequência para urinar.

Como prevenir

O primeiro passo é beber muito líquido, o ideal é até 2 litros por dia, de preferência água, controlar o sal com uma dieta equilibrada - não consumir alimentos ricos em sócios, como, por exemplo, caldos e temperos prontos, refrigerantes, macarrão instantâneo, sucos artificiais, entre outros; e não abusar de proteínas - principalmente as carnes vermelhas, que aumentam a quantidade de ácido úrico e favorecem o surgimentos das pedras nos rins. Também deve se ter cuidado com a ingestão de cálcio, principalmente para quem já tem histórico familiar.

Doença silenciosa

Os rins são os principais órgãos do corpo humano e controlam a quantidade de água e sal, eliminam toxinas, ajudam a controlar a hipertensão arterial, produzem hormônios que impedem a anemia e a descalcificação óssea e eliminam medicamentos e outras substâncias ingeridas.

As doenças renais são silenciosas e quando aparecem alguns sintomas pode ser muito tarde. Existem algumas doenças que podem ter o cálculo renal como o primeiro sintoma e evoluir para algo mais sério. “Quem tem cálculos de repetição, poderá desenvolver doença renal crônica e até necessitar de diálise se não realizar o acompanhamento corretamente”, explica Luciana Cardon, da Fundação Pró-Renal.

Qualquer sinal é um alerta. É necessário que o paciente sempre procure um médico Nefrologista ou Urologista de sua confiança.

Sobre a Pró-Renal

Criada em 1984 por iniciativa do médico Dr. Miguel Carlos Riella, a Fundação Pró-Renal é uma entidade beneficente que assiste pacientes renais crônicos e pacientes em tratamento conservador. Atualmente, a entidade atende cerca de 15 mil pacientes por ano e desenvolve campanhas educativas nas empresas, escolas e comunidade para a prevenção das doenças renais. Também presta atendimento integral humanizado aos pacientes ambulatoriais, em diálise e em pré-transplante, fornecendo o apoio necessário para o aumento da sobrevida e melhora na qualidade de vida. www.pro-renal.org.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar