Brasil,

Carnaval: saiba quais alimentos dão energia para a folia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natalia Brandão
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Carnaval: saiba quais alimentos dão energia para a folia

Nutricionista dá dicas para aproveitar o feriadão sem perder o pique

A festa mais animada do país está chegando e, com ela, muitos foliões buscam conselhos e sugestões de alimentos que ajudam a fornecer mais energia e melhorar a disposição nos dias de carnaval. Pensando nisso, Caroline Guerrino, nutricionista consultora da Naiak, selecionou alguns alimentos saborosos e que farão diferença na rotina da festa. Confira:

1. Guaraná
Fruto originalmente brasileiro, o guaraná é bastante utilizado para fornecer energia e minimizar os sintomas da enxaqueca. Além disso, ele possui efeitos afrodisíacos, antitérmicos, analgésicos e antidiarreicos. Consumido, geralmente, na forma de bebida estimulante, apresenta sabor agradável e é bem aceito pela população.

Entre as principais substâncias presentes no guaraná, estão as metilxantinas, como cafeína, que possui ação estimulante sobre o sistema nervoso central, músculos cardíacos, sistema respiratório e secreção de ácido gástrico. Além disso, a concentração de cafeína existente no guaraná é cerca de quatro vezes maior que a presente no café, dez vezes maior que no chá-mate e 30 vezes maior que no cacau. Portanto, como estimulante, o guaraná pode ser um importante aliado na melhora da disposição e redução da fadiga nos dias de festa.

2. Açaí
Com sabor marcante e muito versátil, o açaí também pode fornecer energia extra para quem deseja curtir todos os dias de carnaval. Fruto rico em gorduras benéficas ao organismo, contém alto teor de ômega-9 e ômega-6, que enriquecem a dieta e ajudam a proteger o coração.

Além disso, sua composição rica em antioxidantes tem chamado atenção para a capacidade de eliminar moléculas tóxicas ao organismo e prevenir o envelhecimento precoce. “Tanto na polpa quanto no óleo do fruto é possível encontrar componentes chamados antocianinas. Estes pigmentos contribuem para estimular a atividade antioxidante do organismo, melhorando a saúde e prevenindo doenças cardiovasculares e cânceres”, completa Caroline Guerrino.

O açaí possui alto valor energético e, seu conteúdo concentrado em lipídios o torna um alimento altamente calórico. Na forma de bebida energética ou batido com frutas, pode ser uma excelente refeição antes de sair para curtir os bloquinhos de rua.

3. Bebidas energéticas
O próprio nome já indica o que elas fazem: a finalidade das bebidas energéticas é estimular o metabolismo, a fim de potencializar o fornecimento de energia para o organismo. Sua composição inclui, normalmente, ingredientes como carboidratos, taurina, vitaminas do complexo B e cafeína, sendo esta última o principal ingrediente ergogênico (isto é, de aumentar o desempenho físico e/ou mental do indivíduo).

Segundo Caroline, quando combinados entre si, os ingredientes das bebidas energéticas atuam de maneira sinérgica no organismo, estimulando o metabolismo, melhorando o rendimento, o desempenho cognitivo e esportivo. “Quando consumidas com moderação, podem ser opções interessantes para a festa durar mais algumas horas”, afirma.

4. Café
Uma das bebidas mais consumidas no mundo, o café possui uma substância ativa poderosa responsável pelos seus efeitos: a cafeína! Alcaloide do grupo das metilxantinas, ela tem a capacidade de estimular o sistema nervoso, melhorando o estado de alerta, o tempo de reação, a memória e a concentração.

Uma das principais razões que tornam o café uma bebida eficiente para consumir, antes e após a folia, é a rapidez com que seus efeitos estimulantes começam a agir: cerca de 15 a 30 minutos após a ingestão; já sua meia-vida dura em torno de quatro horas em adultos saudáveis, embora fatores como sexo, idade, peso corporal e condição fisiológica possam influenciar nesse valor. Sabe-se também que a cafeína está 100% biodisponível no organismo e é rapidamente absorvida, quando consumida via oral, sendo metabolizada no fígado.

Quando no organismo, o café atua também como substância ergogênica, aumentando a produção de energia e reduzindo a sensação de fadiga. No sistema respiratório, a cafeína aumenta a intensidade e a frequência da respiração, promovendo efeito broncodilatador. Fôlego extra para dançar todas as marchinhas!

5. Banana
Versátil, democrática e deliciosa, a banana é uma excelente opção para consumir quando a fome chegar no meio da folia. Fácil de transportar, é uma fruta altamente energética e rica em carboidratos; além disso, também é fonte de flavonoides, betacaroteno, vitamina C e E, compostos estes cuja função antioxidante contribui para a prevenção de inúmeras doenças crônicas.

Indicada para antes ou após a maratona de festas, combinações de banana com aveia, canela, pasta de amendoim, em shakes ou smoothies de frutas aumentam o aporte energético e fornecem saciedade por mais tempo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar