Brasil,

Como a limpeza pode contribuir para uma boa gestão hospitalar?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Brandi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

*Por Maurício Almendro

Diminuir o tempo médio de permanência do paciente, esse é o objetivo central dos hospitais. A redução da estadia desnecessária aumenta consequentemente o giro de leitos, a capacidade de internações e realização de cirurgias. Este é um dos temas mais importantes e discutidos dentro dos hospitais atualmente. Quanto mais esse fluxo estiver alinhado com a chegada do paciente, melhor será a otimização dos custos envolvidos e a satisfação do cliente. Um quarto parado significa perda de receita.

E, então, você pode perguntar de que maneira a equipe de limpeza tem parte na responsabilidade sobre esse fluxo? Tem e muito. Uma limpeza bem realizada de forma eficiente e rápida, permite maior rotatividade dos pacientes, diminuindo as filas de espera para os mais diversos procedimentos médicos, o que resulta em dinheiro em caixa.

Do que adianta os quartos estarem vazios se não estiverem limpos? De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), infecções hospitalares atingem cerca de 14% dos pacientes internados, além de ser responsável por mais de 100 mil mortes no Brasil todos os anos. Portanto, é primordial que os quartos tenham uma higienização adequada e sem risco de proliferar qualquer vírus ou bactéria.

No conceito mais amplo de gestão hospitalar, tornar as tarefas de higienização feitas com base em processos pré-definidos e validados, é um dos pontos de maior importância, embora envolva muitas variáveis e um controle complexo. Parte deste processo envolve a limpeza terminal, que acontece logo após a saída do paciente e compreende a limpeza de superfícies verticais e horizontais com a total desinfecção do mobiliário.

E nem sempre foi assim, por muitos anos, os hospitais não se importavam com o fluxo de entrada e saída dos pacientes, não haviam controle na organização desses quartos. Não havia uma programação para os médicos darem alta para o paciente, não avisavam a equipe de enfermagem, ou ainda, o paciente permanecia dentro do quarto mesmo com a alta assinada pelo médico, os departamentos não se falavam, gerando um monte de gastos desnecessários para os hospitais.

De uns anos para cá, os hospitais começaram a repensar esses fluxos, adequando os processos. Como desafio, é preciso sincronizar a infraestrutura e o corpo clínico, envolvendo áreas como enfermagem, manutenção, higienização, rouparia, nutrição, gerando um custo menor e maior produtividade. Para se ter ideia, um hospital com esse processo alinhado chega a ter um grau de 80% de acerto, economizando em enxoval, refeição sem necessidade, além da liberação do leito entre outros benefícios.

Além disso, quando busco mais eficiência no gerenciamento de leitos, elimino desperdícios que encarecem minha operação, proporciona uma maior qualidade assistencial e aumenta a satisfação dos pacientes e familiares. Mas, só é possível chegar nesse resultado uma vez que foi realizado o mapeamento do fluxo do paciente, desde o momento da entrada, até a sua alta. É preciso investir em novas tecnologias e alinhar todo esse processo, o resultado é só uma consequência, vale a pena!

*Maurício Almendro é diretor da Divisão de Saúde do grupo Verzani & Sandrini


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar