Brasil,

Guia da Vitamina E: saiba quais são os benefícios do ingrediente e qual a melhor maneira de usá-lo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  GUILHERME ZANETTE
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Muito comum em cosméticos voltados para o cuidado com a pele, ativo possui propriedades antioxidantes, calmantes, anti-inflamatórias e hidratantes, sendo assim ideal para combater o envelhecimento precoce na pele.

Vitamina E

Vitamina E. Você com certeza já ouviu falar deste nutriente e muito provavelmente possui algum cosmético que contenha Vitamina E, já que é um dos ativos mais comuns em produtos para o tratamento da pele, como séruns, cremes para os olhos, hidratantes e fotoprotetores. “Encontrada naturalmente em nosso organismo e em certos alimentos, como brócolis e espinafre, a vitamina E é, na verdade, o nome dado a um conjunto de oito antioxidantes solúveis em óleo, sendo que o mais comum em cosméticos para a pele é o tocoferol, já que é a única forma da Vitamina E que reconhecidamente atende as necessidades da pele humana”, explica Lucas Portilho, consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. Mas, afinal, qual são os benefícios que a Vitamina E proporciona para a pele?

Segundo o especialista, quando aplicada de forma tópica através de cosméticos, a substância pode ajudar no tratamento de uma série de desordens cutâneas e também na reparação celular, assim auxiliando no processo de cicatrização, no tratamento de cicatrizes e queimaduras e no combate aos danos causados pela radiação ultravioleta. “Isso por que a Vitamina E é um antioxidante, ou seja, combate a formação de radicais livres, moléculas responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, prevenindo assim o dado oxidativo que estes causam nas células e fibras de colágeno e elastina do tecido cutâneo”, destaca Lucas. “Além disso, a vitamina possui propriedades hidratantes, auxiliando a fortalecer a barreira de proteção da pele, e anti-inflamatórias, podendo ser utilizada para acalmar peles irritadas e vermelhas.”

Porém, o pesquisador ressalta que a Vitamina E não deve ser usada por qualquer um. Por exemplo, pessoas que possuem a pele sensível, extremamente oleosa ou propensa a desenvolver acne devem evitar o uso da substância. Além disso, algumas pessoas podem ser alérgicas ao nutriente, o que pode causar irritação, coceira e até mesmo erupções cutâneas. “Os cientistas ainda não têm certeza do que pode causar esta alergia em certas pessoas. Mas o problema atinge menos de um por cento da população mundial”, completa. No entanto, para a grande maioria das pessoas, a Vitamina E só traz benefícios e pode ser usada sem maiores problemas.

Por ser solúvel em óleo, a melhor maneira para incorporar a vitamina em sua rotina de cuidados com a pele é através de óleos, séruns e hidratantes. Os benefícios do nutriente ainda são potencializados quando este é combinado com a Vitamina C. Por isso é tão comum encontrar cosméticos que possuem os dois ativos em sua composição. “Se você quer começar a utilizar a Vitamina E, o ideal é optar pelos hidratantes, já que estes possuem fórmulas menos concentradas que os séruns e óleos. Porém, o mais importante é que você consulte um dermatologista antes de iniciar o uso de qualquer substância. Apenas ele poderá realizar uma avaliação de sua pele e recomendar os melhores ativos para o seu caso”, finaliza Lucas Portilho.

FONTE: Lucas Portilho - Consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma e Pesquisador em Fotoproteção na Unicamp. Especialista em formulações dermocosméticas e em filtros solares. Diretor das Pós-Graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Novas fórmulas. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 17 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de Pós-Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional. Coordena Estágios Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França, Mônaco e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar