Brasil,

Entenda o que é Ceratocone e quais são os fatores de risco

Doença degenerativa provoca a deformação da córnea

O ceratocone é uma doença ocular que deve ser investigada quando há histórico familiar além de piora da visão, principalmente associada ao desenvolvimento de miopia e astigmatismo. O tema ganhou destaque após um participante de um reality show se dizer portador da doença. Então, entenda um pouco mais sobre ela:

“O ceratocone é um problema ocular caracterizada pelo afinamento progressivo e aumento da curvatura da córnea tornando-a irregular. Suas causas não são totalmente compreendidas, mas os fatores de risco incluem coceira ocular, alergias e hereditariedade. Pacientes com Síndrome de Down são, também, mais susceptíveis a terem essa doença”, explica o médico e professor de Oftalmologia Bruno Lovaglio Cançado Trindade.

Geralmente, os sintomas aparecem durante o final da infância ou puberdade e incluem visão embaçada e sensibilidade à luz e claridade. A doença, de modo geral, afeta ambos os olhos, mas, normalmente de forma desigual e pode levar a uma visão diferente entre eles. “No estágio inicial, os sintomas do ceratocone podem incluir: um aumento rápido da miopia e do astigmatismo; perda da nitidez da visão e imagem fantasma, sobretudo em ambientes com luz artificial ou durante a noite”, alerta. Ele ressalta que é importante que o oftalmologista examine a córnea e meça sua curvatura. “Isso ajuda a mostrar se há uma mudança em sua forma. Quando não tratada, a doença tende a progredir até por volta dos 35-40 anos, quando, em geral, se estabiliza naturalmente”, conta.

Nos estágios mais avançados, os sintomas podem se agravar. “A progressão do ceratocone é lenta, mas, para algumas pessoas, o problema pode piorar rapidamente. Por isso, é fundamental que os pacientes sejam instruídos a não coçarem os olhos”, explica.

Quando confirmado o diagnóstico, o tratamento do ceratocone depende do seu estágio. “Quando a irregularidade for leve, a visão pode ser corrigida com óculos. Em graus mais avançados, podem ser necessárias lentes de contato especiais para ajudar a melhorar a visão. Entretanto, deve-se sempre monitorar a progressão da doença e, nos casos que há uma evolução do quadro, é importante recorrer a um tratamento chamado crosslinking. Nele, irradiamos a córnea com luz ultravioleta associada a um colírio de vitamina B2. Assim, a tornamos mais rígida e impedimos a progressão do ceratocone”, esclarece o médico.

Por fim, Bruno Trindade lembra que há outros tipos de tratamento como o implante de anel intra-estromal e, mais recentemente, do filtro estenopeico, dispositivo colocado cirurgicamente dentro do olho, que é capaz de melhorar a visão em pacientes que não se adaptam a lentes de contato. E, em último caso, o transplante de córnea, que substitui toda ou parte da córnea doente por um tecido doado saudável.

Sobre o Instituto de Oftalmologia Cançado Trindade:

O Instituto de Oftalmologia Cançado Trindade (IOCT) foi fundado há 35 anos pelo médico oftalmologista Fernando Cançado Trindade. Referência dentro dos padrões internacionais de qualidade e tecnologia de ponta, o IOCT incorpora todos os processos de segurança, conforto e acolhimento para seus pacientes. É, ainda, responsável pela criação e desenvolvimento do filtro estenopeico, um dispositivo que deve ser cirurgicamente implantado dentro do olho, capaz de melhorar a visão de pessoas portadoras de distúrbios da córnea.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar