Brasil, 25 de Março de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Os 10 mandamentos da toxina botulínica

Cirurgiã plástica aponta quais são os cuidados que devem ser tomados antes e depois da aplicação da substância capaz de eliminar rugas e linhas de expressão.
Toxina Botulinica

A toxina botulínica já é uma velha conhecida na hora de corrigir rugas e marcas de expressões, sendo um dos procedimentos estéticos não cirúrgicos mais realizados no Brasil e no mundo. “Se aplicada corretamente, a toxina botulínica age interrompendo a ação entre o nervo motor e o músculo, o que paralisa a musculatura. Desse modo, eliminamos as rugas, já que estas são consequências da contração muscular”, afirma a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery). E não para por aí, já que, hoje em dia, a substância possui inúmeras outras indicações, seja no tratamento da acne, hiperidrose, rosácea, cicatrizes e até mesmo depressão. Porém, antes e depois da aplicação da toxina são necessários alguns cuidados para evitar complicações. Para ajudar a entender melhor que cuidados são esses, a especialista explicou cada um deles. Confira:

- Desconfie de preços muito baixos: Com o aumento na procura pelas injeções de toxina botulínica, começam a surgir versões mais baratas deste procedimento que, apesar de parecerem um bom negócio à primeira vista, podem trazer sérias complicações, como irritações, reações inflamatórias, alergia e infecções. “É essencial também que você tenha certeza de que o que vai ser aplicado tenha sido diluído corretamente, pois grande parte destes profissionais que realizam procedimentos de baixo custo diluem excessivamente as substâncias que vão ser usadas. O produto vem em forma de pó que deve ser diluído adequadamente com soro fisiológico estéril. Devemos respeitar a concentração de unidades por área injetada. Diluindo muito, pode até ficar mais barato, mas a quantidade de unidades por ponto será menor, com menor efeito e durabilidade”, afirma a cirurgiã; Por isso, é importante tomar alguns cuidados, como desconfiar de lugares que dizem aplicar toxina botulínica por um preço muito menor que o convencional, já que é possível que o produto esteja muito diluído, vencido ou tenha sido adquirido ilegalmente.

- Procure por profissionais qualificados: É fundamental que você se certifique de que o procedimento será realizado por um profissional especializado, já que, além de usarem produtos de qualidade duvidosa, muitas pessoas que dizem realizar estes procedimentos por um preço menor não são nem mesmo qualificadas. “Além da qualidade do produto, você precisa verificar se o profissional que realizará a aplicação é qualificado, devendo ser médico dermatologista ou cirurgião plástico, já que a falta de conhecimento da anatomia pode levar a paralização de músculos errados, danos nos nervos e vasos sanguíneos”, alerta a médica.

- Pesquise: Em caso de dúvida, utilize a internet e as redes sociais para verificar se o especialista que você escolheu é realmente qualificado e experiente. Procure por pacientes que já passaram por esse especialista para ver qual foi a experiência delas.

- Faça perguntas: “Você pode, e deve, fazer inúmeras perguntas ao seu médico antes de se comprometer com o procedimento. Pergunte sobre a técnica, o produto, as possíveis complicações, o pré e o pós-procedimento, os resultados. Converse com o especialista. Se for o caso, vá embora e processe todas as informações antes de encarar o tratamento. Apenas assim você se sentirá realmente segura para realizar o procedimento.”

- Mantenha a mente aberta: A aplicação de toxina botulínica é um dos procedimentos mais conhecidos e também um dos mais realizados em consultórios médicos em todo o mundo. Porém, segundo a cirurgiã plástica, existem inúmeros outros procedimentos estéticos que podem ser feitos e que podem ser ainda melhores para o seu caso, afinal, a toxina botulínica não é capaz de resolver todos os problemas. “Por isso, antes de se decidir pela toxina botulínica, discuta com seu médico quais são as opções de tratamento para a região e a alteração que você quer tratar. Lasers, preenchedores, bioestimuladores, fios de sutura, microagulhamento e até mesmo cirurgias são apenas algumas das opções de tratamentos estéticos que existem hoje”, recomenda.

- Vá devagar: Assuma uma postura conservadora e não vá ao consultório médico querendo aplicar grandes quantidades de toxina botulínica de uma única vez, pois o resultado pode acabar ficando exagerado. “É importante também tomar cuidado na hora de injetar a toxina botulínica de forma preventiva, pois, apesar da substância ser capaz de retardar o surgimento de rugas e linhas de expressões, você pode acabar tornando-se dependente de seu uso. Sendo assim, na maioria dos casos o melhor é tratar as rugas com a toxina apenas depois destas surgirem”, completa a especialista.

- Cuidado com a automedicação: Pode parecer tentador, mas evite tomar medicamentos analgésicos antes do procedimento, pois estes podem aumentar o risco de hematomas. “A dor causada pelas picadas das agulhas durante o procedimento é pouca, sendo possível suportá-la tranquilamente sem nenhum tipo de anestésico ou analgésico. Mas as pacientes mais sensíveis podem conversar com o médico que irá realizar o procedimento para que seja aplicado um creme anestésico sobre a pele antes das injeções”, destaca a Dra. Beatriz.

- Seja paciente: Os resultados da aplicação de toxina botulínica geralmente demoram cerca de cinco dias para surgirem, mas em alguns casos podem levar até duas semanas para ficarem completamente visíveis. Então, antes de correr de volta para o seu médico para realizar mais aplicações, tenha calma e espere os resultados surgirem completamente.

- Não faça exercícios após o procedimento: “Apesar da aplicação da toxina botulínica não exigir nenhum tempo de recuperação, o ideal é que você seja cuidadosa após o procedimento. Você pode voltar as suas atividades diárias logo após a aplicação da substância, mas é importante que você espere, no mínimo, 24 horas antes de realizar qualquer exercício ou atividade que exija grande esforço físico.”

- Não se apresse: Por fim, a Dra. Beatriz Lassance ressalta que a manutenção do procedimento deve ser realizada apenas a cada três ou quatro meses e nunca antes disso. Isso por que a alta frequência de aplicações pode causar resistência ao produto.

Fonte: Dra. Beatriz Lassance - Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::