Brasil, 25 de Março de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Hormônio do exercício pode prevenir amnésia do Alzheimer

Pesquisa foi divulgada em revista especializada e foi conduzida por cientistas brasileiros e norte-americanos

No dia 07 de janeiro, a revista especializada Nature Medicine divulgou um estudo conduzido por cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de Columbia, dos EUA, que constatou que o hormônio irisina, produzido em grandes quantidades durante a prática de atividade física, é capaz de prevenir a perda de memória relacionada ao mal de Alzheimer.

A descoberta causou alvoroço na comunidade científica por ser uma esperança para pacientes com a doença degenerativa. A médica endocrinologista e metabologista Dra. Tassiane Alvarenga conta que a irisina foi descoberta por cientistas da Universidade de Harvard, nos EUA, há sete anos. “Esse hormônio é secretado pelos músculos e vai para a gordura branca, onde estimula a produção de outra enzima que ajuda o metabolismo a queimar o tecido adiposo ao invés de estoca-lo, aumentando a termogênese.”

Outras características benéficas da irisina é que seu uso favorece a tolerância do organismo a glicose e promove o emagrecimento rápido e saudável. No estudo divulgado pela Nature Medicine, provou-se que a irisina e sua proteína precursora, a FNDC5, foram capazes de reduzir o déficit de memória e aprendizagem em roedores com Alzheimer, demonstrando maior versatilidade do hormônio.

Apesar de ainda demandar estudos mais aprofundados sobre seu papel na saúde cerebral, Dra. Tassiane destaca que a prática de atividade física, que gera o hormônio, melhora não apenas a saúde física, com aprimoramento de capacidades como a flexibilidade, o fôlego, a propriocepção e outras, mas também a saúde mental. “Os exercícios liberam enzimas que trazem bem-estar, aumentam a cognição, a memória, a autoestima etc. A pessoa só tem a ganhar ao se exercitar com regularidade”, destaca a médica.

Sobre Dra. Tassiane Alvarenga

· Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU;

· Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP;

· Residência Médica em Endocrinologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FM USP);

· Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia- SBEM;

· Membro da Endocrine Society, SBEM e ABESO;

· Faz parte do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Passos.

· Sobrepeso e Obesidade. Compulsão Alimentar e Ansiedade;

· Obesidade Infantil;

· Diabetes Mellitus e Pré Diabetes: Controle da glicemia e prevenção de complicações como Retinopatia , Neuropatia , Nefropatia , Infarto do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC);

· Dislipidemias ( Colesterol);

· Doenças da tireoide ( Hipo e Hipertireoidismo, Nódulos na Tireóide);

· Osteopenia e Osteoporose;

· Seguimento pré e pós operatórios de cirurgia bariátrica;

· Check-up e Avaliação de rotina;

· Baixa Estatura;

· Distúrbios da Menstruação, Distúrbios da Puberdade, Crescimento e Desenvolvimento sexual;

· Síndrome dos Ovários Policísticos;

· Reposição hormonal na Menopausa e Andropausa.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::