Brasil,

Campanha de alerta sinaliza para os males que a incontinência urinária causa à qualidade de vida

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriana Veronez
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Campanha de alerta sinaliza para os males que a incontinência urinária causa à qualidade de vida

Distúrbio atinge cerca de 20 milhões de pessoas no País. Além do inconveniente de perder urina a qualquer momento, provoca o isolamento social e depressão. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo, o problema atinge 35% das mulheres com mais de 40 anos, após a menopausa, e 40% das gestantes. Atinge também de 5 a 10% dos homens submetidos à cirurgia para remoção da próstata.

A incontinência urinária é definida como qualquer perda de urina. Um dos piores impactos causados é, sem dúvida, o dano emocional. A primeira reação daqueles que convivem com esse problema é se isolar das pessoas e acreditar que não tem saída ou solução. Para alertar a população sobre o problema, a SBUS-SP – Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo, chama atenção para o Dia da Incontinência Urinária, lembrado em 14 de março, a importância de se discutir o assunto, falar dos sintomas, tratamentos, prevenção e impactos na vida social.

Quem sofre desse mal, muitas vezes, não pode ficar muito longe de um banheiro, e chega a ir mais de oito vezes por dia, atrapalhando muito a rotina diária, bem como o sono. De acordo com estudo feito pela LUTS Brasil, 50% dos brasileiros, com sintomas urinários, consideram-se insatisfeitos em relação à sua condição e, 70% a 75% deles, não procuram o urologista.

O problema chega a ser comparado a um “câncer social”, segundo o Dr. Flavio Trigo, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de SP, também coordenador do Centro de Incontinência Urinária do Hospital Sírio-Libanês, pois, além de atrapalhar muito as tarefas cotidianas e a qualidade de vida, causa distanciamento social e quadros de depressão. “Embora a Incontinência Urinária possa ocorrer em todas as faixas etárias, o número de casos aumenta com o decorrer da idade, e é mais frequente no sexo feminino”, diz o urologista.

Existem basicamente dois tipos de incontinência: aquela relacionada a esforços, em que o paciente perde urina sempre que tosse, espirra, faz exercícios físicos etc, e quando relacionada à bexiga hiperativa. Neste último caso, a perda está relacionada a urgência, ou seja, o desejo súbito e intenso de urinar. Alem disso, quem sofre desse mal, muitas vezes, não pode ficar muito longe de um banheiro, e chega a ir mais de oito vezes por dia, atrapalhando muito a rotina diária, bem como o sono.

O médico explica que é provocada pelo desgaste e perda do tônus muscular na região pélvica, no caso da incontinência de esforço ou por uma hiperatividade da bexiga quando a incontinência urinária de urgência está associada à bexiga hiperativa. “É um problema de saúde pública no mundo todo. Além de provocar uma mudança radical na rotina desses pacientes, leva ao distanciamento, isolamento e exclusão social, e isso é muito negativo.”, explica Trigo.

O diagnóstico tem início com a investigação clínica do paciente identificando-se os sintomas. Exames complementares como a urodinâmica servem para se chegar a um diagnóstico definitivo.

Tratamento

Inicialmente, quando está numa fase inicial dos vários tipos, o tratamento pode ser feito com a mudança do estilo de vida e fisioterapia no assoalho pélvico. Nos casos de bexiga hiperativa, pode-se utilizar medicamentos. Nas perdas associadas a esforços, em que não houver recuperação, ou naqueles pacientes que não desejem fazer fisioterapia, recomenda-se cirurgia. Este tratamento pode ser realizado com o implante de slings, que é uma pequena tela que funciona como um suporte que sustenta a uretra em mulheres. Em homens, com incontinência de esforço leve, pode-se tentar o sling e, em casos mais intensos, esfíncter artificial, que é uma válvula sintética que substitui o esfíncter original lesado na cirurgia.

Em casos de bexiga hiperativa, o tratamento é feito com medicamentos, fisioterapia e, em caso de falha (bexiga hiperativa refratária) com o uso de toxina botulínica ou implante de um marca-passo da bexiga, chamado de neuromodulação sacral. Neste caso, um dispositivo produz estimulação elétrica contínua da raiz nervosa responsável pelo controle da bexiga, inibindo sua contração.

Desde 2014, estes novos tratamentos para a incontinência urinária: implante do esfíncter urinário artificial em homens, toxina botulínica e neuromodulação foram incluídos no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e devem ser cobertos pelos planos de saúde

Incontinência urinária em números:

  • No Brasil, estima-se que o distúrbio atinja 20 milhões de pessoas entre adultos e crianças.
  • Uma, em cada duas mulheres apresenta algum tipo de incontinência urinária, sendo ¼ das mulheres acometidas;
  • O problema atinge 35% das mulheres com mais de 40 anos, após a menopausa, e 40% das gestantes;
  • Atinge também de 5 a 10% dos homens submetidos à cirurgia para remoção da próstata;

(Fontes: Estudo LUTS Brasil sobre prevalência e dados da Sociedade Brasileira de Urologia)

A SBU-SP

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma entidade médica, com 90 anos de fundação, que congrega mais de 4.500 mil médicos associados em todo o País, sendo 30% relativos ao Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, representa os profissionais da especialidade de Urologia clínica e cirúrgica, responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento das enfermidades do sistema urinário, de ambos os sexos, e do sistema genital masculino. Realiza desde 2004 campanhas anuais de conscientização do câncer de próstata para aumentar a sobrevida de pacientes acometidos pela doença. Para mais informações, acesse o novo portal, acesse: sbu-sp.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar