Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Volta às aulas: meu filho é celíaco e agora?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Allegretti
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A alimentação oferecida nas escolas ainda é um grande desafio para os pais de crianças que não podem consumir o glúten

Hoje é possível encontrar uma grande variedade de produtos sem glúten, como o biscoito Chocolate Os, da Schär

As aulas já estão a todo vapor e, com ela, a volta da rotina corrida de horários apertados, tarefas de casa, trabalhos escolares e as opções de lanches para as crianças na escola. O ambiente escolar, provavelmente, é o segundo lugar onde a criança passa a maior parte de seu tempo. Para muitos pais essa questão torna-se ainda mais complicada quando se trata de crianças que precisam de uma alimentação inclusiva, como é o caso de crianças celíacas ou que possuem sensibilidade ao glúten.

Durante o ano letivo ocorrem muitos eventos na escola, seja uma festa de aniversário do colega, excursões, piqueniques entre os colegas de turma ou simplesmente a hora do recreio. Ainda há um grande desafio dentro das escolas – sejam elas públicas ou particulares, em oferecer opções sem glúten para aqueles que não podem consumir essa proteína.

Pães, bolos, salgadinhos de festa, biscoitos, bolachas: é grande a variedade de produtos oferecidos. Como lidar com as crianças que tem a doença celíaca e que são expostas a todas as ofertas de alimentos oferecidos na escola sem deixá-la excluída? Luiza Carvalho, nutricionista da Schär, líder mundial em alimentos sem glúten, separou algumas dicas aos pais que enfrentam este tipo de problema:

1. Comunique a todos os responsáveis sobre a condição da criança e os cuidados que devem ser tomados para que ela tenha segurança no dia a dia. Uma boa ideia é levar uma cartilha com todas as informações. Dessa forma, serve de apoio sempre que surgirem dúvidas.

2. Na hora do recreio, o ideal é que a criança leve lancheiras prontas de casa, com alimentos sem glúten, evitando assim o contato com os lanches dos colegas da escola. Atualmente há uma grande variedade de produtos sem glúten, semelhantes aos que as crianças levam para o lanche na escola, só que sem a proteína. Opções muito práticas são os biscoitos porcionados Schär, como Crackers, Maria e Choco Chip Cookies. Além dos biscoitos, outra ótima opção é o Pão de Forma Multigrãos, que é rico em fibras e é uma ótima opção de lanche, podendo ser combinado com recheios de acordo com o paladar da criança.

3. Converse com a criança sobre a importância de não comer o lanche dos colegas e explique a ela sobre a doença celíaca, falando sobre os cuidados que devem ser tomados, mas também a tranquilizando sobre como é possível ter uma alimentação sem glúten segura e saborosa.

4. Também é importante que os responsáveis pelo ensino solicitem aos pais informações e explicações do que é a condição celíaca e de como a criança poderá ser afetada, pedindo exemplos de alimentos permitidos e proibidos e ofereçam cuidados especiais durante as aulas.

5. Sugestão dos pais à direção da escola em promover um bate-papo sobre alimentação inclusiva, a fim de orientar e conscientizar alunos, pais e funcionários sobre a importância de respeitar os hábitos da criança celíaca.

6. O glúten também pode estar presente em materiais escolares, como massinhas de modelar (geralmente feitas de farinha de trigo), alguns tipos de giz de lousa, balões de látex e cola líquida. Nesse caso, os pais devem providenciar opções destes materiais isentos de glúten para a criança e assim, permitindo a integração dela com os colegas.

7. No caso das festas de aniversário que acontecem na escola, é fundamental recomendar a um adulto responsável que estará presente sobre a condição da criança. Uma alternativa é preparar uma lancheira com comidinhas similares a das festinhas, porém sem glúten.

De acordo com Luiza, o ideal é que a criança, que tem algum tipo de restrição alimentar, seja acompanhada por um nutricionista, pois dessa forma será ensinado a ela o que se deve ou não incluir na alimentação. “Opções nutritivas são ideais para compor uma alimentação equilibrada, considerando as necessidades nutricionais da criança em fase escolar”, destaca ela.

Sobre a Schär

Presente em mais de 80 países, a empresa italiana Schär é líder mundial em alimentação sem glúten. A marca chegou ao mercado brasileiro em 2012 e desde o final de 2014 atua diretamente no Brasil por meio de sua filial administrativa e comercial, na cidade de Curitiba (PR). Os 150 pontos de vendas iniciais já se transformaram em mais de 6 mil, cobrindo todas as regiões do país. Atualmente, são mais de 35 produtos disponíveis para o público brasileiro. Mais do que oferecer uma alternativa para quem precisa ou opta por seguir uma dieta sem glúten, a Schär tem compromisso com o sabor e o prazer à mesa. Porque alimentar-se bem é saber fazer as melhores escolhas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar