E-book traz primeiros socorros de vítimas por armas de fogo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Blasechi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Inédita no Brasil, publicação gratuita foi desenvolvida pela Unoeste em parceria com o Grau e as Policias Civil, Militar e Federal

Material reúne de forma pioneira os procedimentos que devem ser adotados no Atendimento Pré-hospitalar para vítimas por armas de fogo

Estatísticas divulgadas recentemente pelo Global Burden of Disease, órgão da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que o Brasil é o país que mais mata por amas de fogo no mundo. Conforme o estudo “Mortalidade Global de Armas de Fogo”, só em 2016, morreram à bala 43,2 mil pessoas. Outra pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresenta que, em 2014, morreram 45.068 pessoas por ferimentos à bala. Além disso, o levantamento demonstra que das 61.268 internações hospitalares por agressões e tentativas de suicídio no Brasil, 29% das lesões foram por armas de fogo.

Por conta da alta letalidade e gravidade, as lesões provocadas pelas armas de fogo são reconhecidas como um problema de saúde pública. Em um cenário com vítimas com esse tipo de ferimento, o Atendimento Pré-Hospitalar (APH), dá mais chances à vítima e à diminuição de sequelas. Diante desse contexto, o curso de Medicina da Unoeste lança o primeiro e-book do Brasil, que traz um compilado dos protocolos e procedimentos de APH para feridos por arma de fogo.

Intitulado “Manual de Atendimento Pré-Hospitalar para Vítimas por Arma de Fogo”, o material foi elaborado por docentes e acadêmicos da graduação médica e do curso de Fotografia da universidade, com o apoio do Laboratório de Habilidades e Simulação da instituição (LHabSim) e em cooperação com o Grupo de Resgate e Atenção às Urgências (Grau), Policias Civil, Militar e Federal. “Não existia nenhum livro exclusivo aos procedimentos de primeiros socorros que devem ser efetuados em ferimentos à bala. Pensando nisso, elaboramos esse material, que pode ajudar no treinamento de policiais e de profissionais da área”, pontua Cristiano Hayoshi Choji, organizador da obra e docente do curso de Medicina da Unoeste, campus Presidente Prudente.

Roberto Azenha Casa Nova é investigador do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil e escreveu o capítulo “Avaliação da cena do confronto armado”. Ele lembra que a parceria com a Unoeste tem sido importante e já rendeu bons frutos como treinamentos, simpósios, encontro e, agora, essa obra, que também é focada no APH de vítimas por armas de fogo. “Nas situações de combate, sempre estamos na linha de frente. Temos a preocupação com a nossa segurança e a da população. Esse cuidado também envolve o atendimento às possíveis vítimas e, por meio das orientações corretas, será possível conseguir uma sobrevida para que os feridos por bala cheguem até o hospital”.

Choji destaca que muitas técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar já evoluíram e estão atualizadas neste material. Acrescenta que a vivência proporcionada durante o desenvolvimento do e-book foi muito importante aos acadêmicos de Medicina da Unoeste, que adquiriram uma experiência diferenciada à formação e ao currículo. “À medida que contribuímos com o embasamento dos futuros médicos e dos profissionais que atuam em situações de combate com armas de fogo, proporcionamos para toda a população um conhecimento diferenciado sobre os primeiros socorros às vítimas lesionadas por armas de fogo”.

Kaio Macel de Carvalho de Cortez cursa o 10º termo da graduação e participou ativamente da produção do e-book. Ele descreve que a estrutura da universidade contribuiu na busca de boas referências com qualidade científica. “Foi um trabalho minucioso, onde buscamos informações em livros de várias áreas para a unificação em um mesmo material. Sinto orgulhoso em ter o nome estampado em uma publicação como essa. Além disso, é muito gratificante saber que vamos ajudar quem trabalha na área de saúde, policiais e demais profissionais e pessoas que lidam com situações de APH de vítimas por armas de fogo”.

Conheça aqui – O download gratuito do Manual de Atendimento Pré-Hospitalar para Vítimas por Arma de Fogo pode ser realizado no site da Unoeste.