Brasil, 23 de Março de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Enfermagem Forense em destaque no CONDEPE 2019

Nos dias 23 e 24 de abril de 2019, o Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, CONDEPE, colocará em discussão temas da maior relevância sobre qualificação da assistência aos pacientes, por intermédio da capacitação continuada de enfermeiros, técnicos e auxiliares. Um dos painéis mais aguardados é o da Carmela Lília Espósito de Alencar Fernandes, presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense e Mestre em Perícias Forense pela Universidade de Pernambuco.

A abordagem central passará pelo adequado procedimento profissional diante de quadros de violência, e pela prevenção da mesma. Garantindo cuidados à vítima e a perpetradores.

Preservando os vestígios da violência e garantindo uma cadeia de custódia fidedigna. Manutenção do histórico de enfermagem, história cronológica e as evidências ou provas de um acontecimento de um trauma ou causas externas.

Nos tempos de hoje, em que crescem absurdamente episódios de agressão e de feminicídio, é imperativo saber como proceder para atender trâmites legais e uma interlocução ágil e resolutiva com as diversas instâncias da Justiça. O profissional também deve estar apto à provocação de provas científicas e ao recolhimento de vestígios.

“A enfermagem forense é a área responsável pela preservação de todo o ciclo de evidências e vestígios que são encontrados no paciente após um trauma, atuando no sentido de incriminar ou inocentar o agressor”, argumenta Carmela.

Ela ressalta ainda que todo enfermeiro, ao prestar atendimento primário ao paciente, deve possuir conhecimentos científicos para colher eventuais indícios de violência física.

A especialidade forense está muito presente na área de enfermagem, já que são esses profissionais os primeiros a atender vítimas de violência. Carmela frisa ainda que não há treinamento adequado à realização de atendimento coerente e à correta notificação compulsória, ou seja, o registro às autoridades.

Sobre o CONDEPE

Com temas totalmente voltados ao desenvolvimento de competências e habilidades, o CONDEPE – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem é um evento de proporção nacional para Enfermeiros, Obstetrizes, Técnicos, Auxiliares e Estudantes de Enfermagem. A segunda edição, que será realizada nos dias 23 e 24 de abril de 2019, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, promete fazer deste o maior encontro de Enfermagem da América Latina!

O Congresso contará com diversas palestras e demonstrações práticas que visam a capacitação e desenvolvimento continuado dos profissionais deste importante campo da assistência e cuidado aos pacientes.

Site: www.condepe.com.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::