Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Oncologia Pediátrica entrega nova Farmácia e aprimora manipulação de quimioterápicos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação FUABC-FMABC
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com investimento de R$ 77,5 mil do FUMCAD/CMDCA de Santo André, novo espaço da FMABC foi certificado com ‘ISO 7’, de Área Limpa

O Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC acaba de ganhar nova Farmácia, dedicada ao suporte técnico e à manipulação de quimioterápicos. O investimento total foi de R$ 77,5 mil, financiado pelo Fundo Municipal de Direito da Criança e do Adolescente (FUMCAD) / Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Santo André. O projeto traz como grande novidade a instalação de moderno sistema de controle de contaminação, climatização e pressurização para manipulação de quimioterápicos, garantindo maior segurança às crianças e adolescentes com câncer atendidas no local.

“A manipulação de medicamentos contra o câncer apresenta como característica fundamental preparações extemporâneas, individualizadas conforme prescrições médicas específicas para cada paciente. A esterilidade desses medicamentos deve ser garantida pelo farmacêutico”, explica a coordenadora da Farmácia da FMABC, Dra. Fernanda Schindler, que acrescenta: “O controle de qualidade na Farmácia da Oncologia Pediátrica já era extremamente rigoroso. Agora, com todas as reformas e a implantação do sistema de controle de contaminação, conseguiremos incorporar novos conceitos de boas práticas de manipulação de medicamentos e equipamentos, que minimizam sensivelmente os riscos nos processos direcionados ao tratamento oncológico, contribuindo para a segurança do paciente e melhorias da qualidade”.

Segundo a farmacêutica, trata-se de um grande avanço em qualidade e economicidade: “Logo após a instalação do novo sistema, fomos certificados como Área Limpa, com todas as salas classificadas com o ISO 7. Com isso, asseguramos maior estabilidade aos medicamentos e elevado controle microbiológico do ambiente, o que garante maior estabilidade dos quimioterápicos manipulados”, informa Dra. Fernanda Schindler, que detalha: “Antes, somente o equipamento utilizado na manipulação era um ambiente especial, resistente à contaminação. Hoje, as salas de paramentação, de higienização de materiais e medicamentos e de manipulação estão todas classificadas com ISO 7”.

Na prática, isso representa estabilidade estendida aos medicamentos. Conforme particularidades de cada quimioterápico, é possível armazenar o que não foi utilizado em sua totalidade, para aproveitar em um outro momento, em uma nova manipulação. “Isso significa otimização dos recursos públicos, com total segurança ao paciente”, garante Schindler.

CRONOGRAMA

As obras na Farmácia da Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC tiveram início em 30 de novembro. Toda a reforma foi realizada com mão de obra própria da FMABC, por meio do setor de Manutenção – a verba do FUMCAD/CMDCA foi utilizada para a compra dos equipamentos. A instalação do sistema de controle de contaminação, climatização e pressurização começou em 5 de dezembro. Em 9 de janeiro, a instalação de filtros e de outros equipamentos foi concluída. Em seguida, a Farmácia passou pela certificação de Área Limpa e recebeu autorização para início das atividades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar