Dicas para curtir o verão em boa forma

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia de Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Para aproveitar a estação mais quente do ano sem problemas e em boa forma, a nutricionista e coordenadora de controle de qualidade da Perini, Geise Brito, dá dicas de que vão ajudar a manter o pique e a saúde neste período ensolarado e de muitos agitos. O verão pede hidratação, alimentação leve a base de frutas e hortaliças e exercícios físicos. Fique por dentro dos cuidados e benefícios destas boas práticas.

Queridinhas e saudáveis - Fáceis de conservar e transportar, as frutas desidratadas, ao lado das oleaginosas (castanhas sem sal, amêndoas, nozes), são petiscos que cada vez mais entram na rotina de quem busca uma alimentação saudável. Na Perini, um empório de snacks com variedade de frutas desidratadas e oleaginosas foi montado para atender o público consumidor crescente.

Quarteto saudável - Combinar frutas da estação é a melhor receita. Melão, laranja, lima e melancia formam o quarteto da saúde, segundo Geise. Elas possuem alta quantidade de água e ajudam na hidratação. A nutricionista ressalta que, além de fornecer vitaminas e minerais necessários para o funcionamento do organismo, as frutas e hortaliças são importantes para fortalecer o sistema imunológico. Para quem quer aquele bronzeado, as frutas e legumes de coloração amarela ou alaranjada são fontes de betacaroteno, excelentes para pigmentar a pele.

Água nunca é demais - Estar hidratado é extremamente importante. Quando se bebe bastante água, o corpo estimula o funcionamento dos rins, ativa a circulação e elimina as toxinas. É importante estar atento ao lacre e as condições higiênica do local de compra. Outra vantagem de ingerir água é no combate à sudorese. “Neste período da estação mais quente, a pessoa tende a produzir mais suor. Portanto, a ingestão de água favorece o frescor e a manutenção da hidratação do corpo”, explica Geise.

Peixe é a melhor pedida – “Consuma mais peixe, no mínimo duas vezes na semana. A carne do peixe tem o percentual de gordura mais baixo que o das carnes vermelhas, deixando sua refeição mais leve e saudável”. Ótima aliada para quem pratica exercícios físicos ou para quem deseja iniciar uma dieta. “Prefira o peixe grelhado ou ensopado, com pouca gordura, ou até mesmo em forma de sashimi”, orienta.

Atividade física é indispensável – No período festivo, de altas temperaturas, ensaios de verão e carnaval, Geise sugere a práticas de atividades físicas ao ar livre, como a caminhada e pedalada. “Nadar e surfar são outras boas alternativas. Porém, é interessante procurar os horários do início da manhã ou final da tarde para realizar as atividades”, sugere. Para aqueles que querem realizar atividades de maior impacto físico, melhor procura a orientação de um educador físico.