Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Doenças gastrointestinais aumentam no verão

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rede D'Or São Luiz - SP
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Náuseas, dores abdominais e diarreias seguidos de febres altas, podem ser sintomas de intoxicações alimentares comuns nessa época do ano

Praias, rios, piscinas e até aquelas tentações das comidas de rua, tudo vale a pena quando o assunto é amenizar o calor tropical. Mas, no verão, além do lazer e da culinária, também é preciso tomar alguns cuidados para não exagerar e ser vítima de doenças gastrointestinais, distúrbios que são bastante comuns na estação mais quente do ano.

A temperatura elevada é a condição propícia para a proliferação de vírus e bactérias. Por isso, a aglomeração de pessoas em praias e clubes, bem como a alteração dos hábitos alimentares, como comer em barraquinhas ou o consumo de frutos do mar, por exemplo, aumentam os riscos de ingerir alimentos infectados, desencadeando os distúrbios gastrointestinais. “O calor reduz o tempo de duração dos alimentos, o acondicionamento dos mesmos nem sempre é a mais indicada e muitas vezes a origem da água para preparo também é inadequada. O cuidado deve ser redobrado ao comer fora de casa” alerta Thiago Gara, gastroenterologista do Hospital São Luiz Anália Franco.

As doenças gastrointestinais são caracterizadas por afetar todo o sistema digestivo e as mais comuns são àquelas de cunho infeccioso (viral, bacteriano e parasitário) e alimentar. Por isso, a má conservação, exposição e higienização inadequada dos alimentos aumentam o risco de sentir todo aquele desconforto. Enjoos, dores abdominais e diarreias acompanhados de febres altas são os sintomas mais comuns das doenças gastrointestinais.

Segundo o gastroenterologista, as precauções são básicas e precisam ser tomadas diariamente, principalmente em dias mais quentes. “A alimentação deve ser mais leve, sempre optando por produtos frescos. Tomar muito líquido, evitar ambulantes, comer em locais conhecidos e lavar bem os alimentos devem ser hábitos diários no verão”, alerta o médico do São Luiz. Outra ressalva é reforçar o cuidado e a hidratação com idosos e crianças, pois são mais vulneráveis e se desidratam com mais facilidade.

Sobre o Hospital São Luiz Anália Franco

Fundado em 2008, o Hospital São Luiz Anália Franco é o primeiro hospital de alto padrão da Zona Leste. Dentre suas dependências, atuam os serviços de Hospital Geral, Maternidade, Pronto-Socorro Adulto e Infantil, Centro de Diagnóstico e Centro Médico para consultas com hora marcada. Ao todo, são 279 leitos, entre apartamentos, Maternidade, UTI, UTI Neonatal e Infantil. Além de reunir o que há de mais avançado em tecnologia hospitalar, a unidade atua com equipes multidisciplinares e atende aos mais complexos procedimentos clínicos, cirúrgicos e de diagnósticos.

Sobre a Rede D’Or São Luiz

Fundada em 1977, no Rio de Janeiro, a Rede D’Or São Luiz é a maior rede de hospitais privados do Brasil com presença no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão e Bahia. O grupo opera com 39 hospitais, sendo 38 próprios e um hospital sob gestão. Possui 6,0 mil leitos operacionais e 6,6 mil leitos totais, e tem planos de chegar a 8,1 mil leitos em 5 anos. São ao todo 44,1 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados, que realizam cerca de 3,69 milhões de atendimentos de emergência, 220,5 mil cirurgias, 32,3 mil partos e 477 mil internações por ano, além de 4.000 cirurgias robóticas em três anos do início deste novo serviço. A Rede D’Or São Luiz também conta com a Oncologia D’Or e Onco Star, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico em sete estados brasileiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar