Brasil,

Pílula do dia seguinte: método não é abortivo, explica especialista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Monica Kulcsar
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Distribuído gratuitamente na rede pública, o contraceptivo é a única maneira de evitar uma gravidez após uma relação sexual desprotegida

Na última segunda-feira, 3 de fevereiro, um projeto de lei protocolado pelo deputado Márcio Labre (PSL-RJ) chamou a atenção da imprensa e de profissionais de saúde de todo o país. O PL 261/2019 visava a proibição do comércio, propaganda, distribuição e implantação pela Rede Pública de Saúde de diversos métodos contraceptivos usados por mulheres, entre eles a pílula do dia seguinte e o DIU (Dispositivo Intrauterino).

Segundo o projeto, os métodos citados seriam abortivos, provocando 'a morte do ser humano já concebido', colocando em risco a vida das mulheres.

Após a grande repercussão da notícia, na quarta-feira, 6 de fevereiro, a assessoria de comunicação do deputado informou, em nota, que o congressista havia solicitado a retirada do projeto.

Na nota, o deputado afirma que o projeto foi protocolado por engano, pois o texto ainda não estava finalizado, mas que será apresentado futuramente, 'informando os efeitos dos medicamentos usados como contraceptivos que, na verdade, são micro abortivos'.

Para o ginecologista Dr. Thomaz Gollop, coordenador do Grupo de Estudos sobre Aborto (GEA), considerar a pílula do dia seguinte e os demais métodos contraceptivos citados no PL abortivos são um absoluto desconhecimento de como eles funcionam. A proibição de sua comercialização é ainda mais grave.

"Criar restrições ao acesso a métodos contraceptivos tira da mulher o direito de não engravidar, inclusive em casos de estupro, nos quais somente a pílula do dia seguinte pode evitar a gravidez."

A pílula do dia seguinte

O contraceptivo de emergência, ou pílula do dia seguinte, tem como mecanismo principal a alteração do muco cervical, tornando-o hostil à passagem do espermatozoide, bem como a alteração do endométrio. Em algumas mulheres, há também a inibição da ovulação, explica o especialista.

"A pílula do dia seguinte só deve ser usada após uma relação sexual sem proteção, a fim de evitar uma gravidez indesejada", explica o especialista.

Vale destacar que, quanto mais cedo for tomada, maiores as chances de evitar a gravidez. O ideal é seja tomada em até 72 horas, mas sempre o mais próximo possível da relação sexual desprotegida.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar