Logo
Imprimir esta página

15 de fevereiro: Dia Internacional da Luta Contra o Câncer na Infância

Boldrini abraça iniciativa global da Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica: “Nenhuma criança deveria morrer de câncer”

Na data que marca o Dia Internacional da Luta Contra o Câncer na Infância, 15 de fevereiro, o Centro Infantil Boldrini, hospital filantrópico que é referência na américa Latina no tratamento de câncer em crianças e jovens, reforça a necessidade do Brasil se comprometer com a iniciativa global lançada recentemente pela SIOP (Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica) e apoiada pela OMS (Organização Mundial da Saúde): “No child shold die of câncer” (“Nenhuma criança deveria morrer de câncer”) e reitera seu compromisso para que os objetivos propostos sejam atingidos no país.

Segundo dados da OMS, o câncer é uma das principais causas de morte de crianças e adolescentes em todo o mundo. Em países de alta renda, mais de 80% das crianças com câncer são curadas, mas em muitos países de baixa e média renda esta porcentagem é significamente reduzida. As razões para as menores taxas de sobrevivência nos países de baixa e média renda incluem incapacidade de obter um diagnóstico preciso, terapia quimioterápica essencial, terapia inacessível, abandono do tratamento, morte por toxicidades (efeitos colaterais) e alta taxa de recaída do câncer.

Diante desse cenário, nos dias 29 e 30 de agosto de 2018, se declarou uma iniciativa global da Organização Mundial da Saúde voltada para o Câncer da Criança, onde se estabeleceu o objetivo de alcançar até 2030, pelo menos 60% de sobrevida para as crianças com câncer vivendo nos países de baixa renda e naqueles em desenvolvimento. Com esta iniciativa global, poderão salvar mais de um milhão de vidas. Para isso, é preciso contar com parceiros capazes de fornecer liderança e assistência técnica para apoiar políticas públicas na construção e manutenção de programas de câncer pediátrico de alta qualidade – papel este ao qual o Boldrini se dispõe a desempenhar.

A iniciativa da OMS tem dois objetivos: aumentar a priorização do câncer pediátrico por meio da conscientização em níveis global e nacional, e expandir a capacidade dos países de oferecer as melhores práticas no tratamento da doença em crianças. Concretamente, a OMS apoiará os governos para avaliar as capacidades atuais no diagnóstico e tratamento do câncer pediátrico, incluindo a disponibilidade dos medicamentos e tecnologias; definir e priorizar programas de diagnóstico e tratamento do câncer; e integrar o câncer pediátrico em estratégias nacionais, pacotes de benefícios de saúde e esquemas de seguro social.

Em recente publicação no Journal of Global Oncology sobre o Acesso Global a Medicamentos Essenciais para o Câncer da Criança, citou o Brasil mencionando que “a aquisição de medicamentos mais baratos pode resultar em sérios riscos de segurança para os pacientes”. Muitos são os desafios a serem enfrentados para alcançar este índice até 2030. “O acesso irrestrito aos medicamentos e tratamento de qualidade, infraestrutura para o diagnóstico rápido e preciso estão entre os desafios. O produto farmacêutico tem que ter eficácia e segurança, dois requisitos que não podemos abrir mão quando falamos em câncer pediátrico” reforça a Dra. Silvia Brandalise, presidente do Centro Infantil Boldrini.

O Centro Infantil Boldrini possui um histórico de seriedade e respeito da comunidade médica e científica nacional e internacional. Os números e conquistas impressionam.

Centro Infantil Boldrini - Ao longo de 40 anos de atuação houve significativa redução das taxas de mortalidade, colocando os resultados atuais alcançados no Boldrini muito próximos aos publicados nos maiores centros internacionais

Ao longo de sua história, o Boldrini já atendeu cerca de 10 mil pacientes encaminhados com a suspeita ou o diagnóstico de câncer. Destes, cerca de 6 mil são sobreviventes e continuam em acompanhamento. Considerando somente os pacientes com tumores malignos, foram 8 mil casos, atendidos ao longo de quatro décadas, dos quais 6 mil alcançaram a cura, gerando um índice de cerca de 68% de sobrevida a longo prazo. Vale destacar que, ao longo destes 40 anos de atuação, houve significativa redução das taxas de mortalidade, colocando os resultados atuais alcançados no Boldrini muito próximos aos publicados nos maiores centros internacionais.

Entre os destaques da atuação do hospital, está sua liderança no GBTLI (Grupo Brasileiro de Tratamento de Leucemia Linfoide Aguda da Criança). O Boldrini fundou o Grupo em 1979 e, desde então, coordenou seus estudos clínicos prospectivos em leucemia (LLA-80, LLA-82, LLA-85, LLA-93, LLA-99 e LLA-2009), desenvolvidos em diversas instituições do país.

Para se ter uma ideia, antes de 1978, as chances de cura da LLA estavam em torno de 5%. Com o estudo clínica LLA-80, as taxas de sobrevida em 5 anos subiram para 30%, acrescendo progressivamente, nos estudos subsequentes, para 70-80%. É notável que a atuação e liderança do Boldrini estimulou e propiciou, em nível nacional, a capacitação e treinamento de profissionais de diferentes estados, nas novas tecnologias de diagnóstico e tratamento da leucemia da criança.

Atualmente, o Boldrini é o único representante do Brasil em Estudo Epidemiológico sobre o Meio Ambiente e o Câncer da Criança, a convite do ICCCC (International Chilhood Cancer Cohort Consortium)/WHO, para, ao lado de vários outros países, buscar fatores relacionados ao desenvolvimento do câncer na criança.

Para alcançar esse patamar, trabalham nas instalações do Centro Infantil Boldrini (que tem 130 mil metros quadrados de área), 75 médicos, 684 profissionais multidisciplinares e cerca de 500 voluntários.

A complexa estrutura do Centro Infantil Boldrini destaca-se não só pela alta tecnologia dos laboratórios de hematologia, genética e biologia molecular, dos serviços de imagem, de radioterapia, quimioterapia, e reabilitação, mas pela atenção e cuidado com que foi construída, sempre pensando no bem-estar dos pacientes. Os 77 leitos da internação constituem modelo arquitetônico modulado e funcional, que privilegia o conforto dos pacientes e acompanhantes. Cada unidade da internação possui nove quartos com banheiro privativo tanto para paciente quanto para o acompanhante, dispostos de forma circular, ao redor da enfermaria, para acompanhamento em tempo integral. Oito deles são de terapia intensiva. Oitenta por cento dos pacientes são oriundos do Sistema Único de Saúde. Notório é ressaltar que as instalações e os atendimentos são iguais para todos os pacientes, independentemente do nível social e cultural.

Educação profissional - Nos últimos dez anos, o Boldrini contribuiu com a capacitação de 332 profissionais, em atividades de estágio, residência médica, mestrado, doutorado, pós-doutorado e aprimoramento profissional, nas áreas direta e indiretamente relacionadas com a hematologia e oncologia pediátrica, anatomia patológica, cirurgia pediátrica, meurocirurgia, oftalmologia, imagem, radioterapia e reabilitação.

O hospital recebe, adicionalmente, pós-graduandos das áreas de enfermagem, psicologia, serviço social, nutrição, biologia, biomedicina e física, para aprimoramento nas áreas de atuação do Boldrini.

Há cerca de cinco anos, o Boldrini criou o PEOp (Programa de Ensino de Oncologia Pediátrica), voltado para alunos da graduação das áreas de saúde, com duração de seis semanas, em regime de tempo integral, realizado exclusivamente durante o período de férias. A finalidade deste estágio é introduzir os alunos nas áreas de diagnóstico relacionadas ao câncer (imagem, imunologia, genética, epidemiologia, anatomia patológica, hematologia e Biologia Molecular). O contato com estas áreas de diagnóstico lhes propicia o desenvolvimento do senso crítico, estimulando-os para a iniciação científica. O processo seletivo é realizado em novembro do ano precedente e são ofertadas de doze a catorze vagas. Até o momento, 47 alunos participaram do Programa, sendo alguns deles premiados nacional e internacionalmente por seus estudos.

Sobre o Centro Infantil Boldrini

Centro Infantil Boldrini − maior hospital especializado na América Latina, localizado em Campinas, que há 40 anos atua no cuidado a crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. Atualmente, o Boldrini trata cerca de 10 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos centros mais avançados do país, o Boldrini reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado, comparáveis ao Primeiro Mundo, disponibilidade de leitos e atendimento humanitário às crianças portadoras dessas doenças. www.boldrini.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto