Brasil,

Por Não se Previnirem, Homens Têm Mais Sequelas e Menos Chances de Cura ao Adoecerem

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula Buissa
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Por Não se Previnirem, Homens Têm Mais Sequelas e Menos Chances de Cura ao Adoecerem

No ano passado, dos 100 mil pacientes atendidos na MedicMais, apenas 25% eram homens. A especialidade mais procurada por eles é a de Urologia, mas, em 75% dos casos, os pacientes já chegam no consultório com algum tipo de problema ou mesmo com uma doença em estágio mais avançado, o que dificulta a cura

Segundo o Ministério da Saúde, em 2017, as mulheres realizaram 80 milhões de consultas médicas a mais do que os homens. O número é preocupante, já que a melhor forma de prevenir doenças é exatamente realizar consultas e exames de rotina.

A cultura masculina de não se prevenir pode ser conferida na rotina de clínicas médicas populares. Na MedicMais, por exemplo, no ano passado apenas 25 mil homens passaram em uma das 40 unidades da marca. Número muito pequeno quando comparado ao de mulheres – 80 mil somente em 2018. De acordo com o sócio-fundador da MedicMais, Tiago Alves, o problema está enraizado na cultura brasileira. "A falta de interesse do homem em procurar um médico para cuidar da saúde é algo cultural. Além do preconceito com algumas especialidades específicas, o homem coloca a saúde como algo secundário", afirma.

Segundo o profissional, a maioria dos homens que chegam as clínicas já necessitam de algum tipo de interferência médica. "75% dos pacientes quando nos procuram já estão com algum problema. A parcela de quem faz consultas e exames de rotina é muito pequena e normalmente são homens com idade mais avançada", comenta. Tiago afirma que esse problema é ainda mais sério em determinadas regiões do país, como o Norte e Nordeste. "Além da cultura de 'que homem não precisa de médico', nestes locais as pessoas ainda precisam enfrentar maiores problemas com a falta de estrutura e a situação econômica não favorável", afirma.

:: Mulheres impulsionam setor da saúde

Outro dado interessante – e alarmante – é o da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). De acordo com a instituição, quatro em cada dez homens afirmam não realizar nenhum exame preventivo contra o câncer. No caso das mulheres, apenas uma em cada dez não realizam os testes necessários. Na MedicMais, elas já representam 85% de todo o faturamento da rede e investem, sempre que vão ao médico, cerca de R$ 300,00 entre consultas e exames. "O exame mais solicitado por elas é o de mamografia. As mulheres entendem que a doença é real e pode acontecer com qualquer pessoa, então praticam a prevenção para não ter surpresas desagradáveis no futuro", afirma Tiago. A rede de clínica médica popular realiza cerca de 5 mil mamografias por mês; o exame já representa 5% do faturamento da rede. Número bastante considerável se levarmos em conta a quantidade de exames que a MedicMais oferece – são mais de 1 mil.

Para quebrar essa barreira que os homens possuem quando o assunto é médico, a MedicMais promove diversas campanhas e promoções ao longo do ano, como pacotes especiais de checkup e conscientização durante o Novembro Azul. "Nesta época do ano conseguimos aumentar o número de consultas no Urologista e de realização de exames como o PSA, que ajuda a identificar o câncer de próstata", conta o sócio-fundador da rede. "O acompanhamento médico e o exame anual é extremamente necessário para o diagnóstico precoce da doença. Mas além do preconceito que existe em torno do exame de toque, muitos homens não possuem plano de saúde e não têm acesso a esse tipo de consulta no SUS, por isso, tentamos facilitar ao máximo os valores e condições de pagamento", finaliza.

Sobre a MedicMais

A MedicMais é uma rede de clínicas médicas e odontológicas fundada em 2015 que promove saúde com qualidade e preços acessíveis. O modelo de negócios é inovador, unindo atendimento médico, odontológico e exames em um só local. A rede criada em Patos, Minas Gerais, realizou mais de 100 mil consultas e atendimentos nos dois primeiros anos de atuação. Atualmente em expansão no franchising associada ao grupo 10x, oferece mais de 20 especialidades e cerca de 1000 tipos de exames. Os atendimentos vão desde exames simples e consultas de rotina, até ressonância e tratamentos psicológicos e de fisioterapia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar