TOKIO MARINE SEGURADORA

Brasil, 16 de Fevereiro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Saúde acima dos 50

Saúde acima dos 50

O que você deve saber

Quais são as principais diretrizes de estilo de vida saudável para pessoas com 50 anos ou mais? O que é uma dieta saudável para pessoas com mais de 50 anos e por que é importante? Quanto e que tipo de atividade é boa? Quais exames de saúde são importantes? As respostas a estas e outras perguntas são respondidas neste artigo da Cleveland Clinic.

Quais são as principais diretrizes de estilo de vida saudável para homens com 50 anos ou mais?

As orientações mais importantes para um estilo de vida saudável após os 50 anos são as mesmas para homens e mulheres em qualquer idade:

- Coma uma dieta saudavel.
- Fique com um peso saudável.
- Obtenha 7 a 8 horas de sono.
- Seja fisicamente ativo.
- Não fume.

Se você beber álcool, não tenha mais do que dois drinques por dia (a bebida padrão é: 12 onças de cerveja / refrigerador de vinho, 5 onças de vinho, 1,5 onça de bebidas destiladas).

Faça exames e exames de rotina.

Seguir essas diretrizes pode ajudar os homens a terem boa saúde e reduzir o risco de muitas doenças que são mais comuns em homens idosos, como doenças cardíacas, pressão alta e diabetes. Até mesmo os homens que não seguiram essas diretrizes até agora podem se beneficiar de mudanças saudáveis. Nunca é tarde demais para começar a fazer boas escolhas.

O que é uma dieta saudável para homens com mais de 50 anos e por que é importante?

Uma dieta saudável pode ajudar homens com mais de 50 anos a reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, obesidade e alguns tipos de câncer.

Frutas, legumes, cereais integrais e produtos lácteos sem gordura ou com baixo teor de gordura são escolhas saudáveis. Carnes magras, aves, peixes, feijões, ovos e nozes também são boas fontes de proteína. Para a saúde do coração e controle de peso, é importante comer alimentos com baixo teor de gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol, sal e açúcares adicionados.

Um nutricionista registrado é a melhor fonte de informação sobre uma dieta saudável em qualquer idade. (Consulte referências para outros recursos úteis.)

Quanto e que tipo de atividade é boa para os homens depois dos 50 anos?

A atividade física é a melhor maneira de os homens com mais de 50 anos melhorarem a saúde do coração, a força muscular, a flexibilidade e o equilíbrio. A atividade física ajuda a reduzir o risco de algumas doenças, incluindo demência.

Exercício aeróbico ou cardio recebe o coração bombeando e usa grandes grupos musculares. Andar a pé, andar de bicicleta e nadar são exercícios aeróbicos. O treinamento de força envolve o uso de pesos para construir músculos. Treinar com halteres ou em aparelhos de musculação são exemplos de treinamento de força.

Os especialistas recomendam os dois tipos de exercício. Os homens que não estiveram ativos devem consultar seu médico antes de iniciar um programa de exercícios e selecionar as atividades de que gostam para aumentar suas chances de sucesso. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam 150 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada (caminhada rápida) por semana e atividades de fortalecimento muscular em dois ou mais dias por semana.

Parar de fumar depois dos 50 anos faz diferença na saúde de um homem?

Nunca é tarde de mais para parar de fumar. Assim que um fumante pára, o corpo começa a curar o dano causado pelo fumo.

Fumantes que param rapidamente percebem que podem respirar mais facilmente, têm mais energia, perdem a “tosse do fumante” e têm uma melhor sensação de sabor e cheiro.

Para a saúde a longo prazo, parar de fumar reduz o risco de ataque cardíaco, derrame e pressão alta - doenças que são mais comuns em homens com mais de 50 anos do que em homens mais jovens.

Parar de fumar pode ajudar os homens com mais de 50 anos a sentirem-se melhor, a serem mais ativos com a família e os amigos, e desfrutarem da segunda metade da vida com melhor saúde.

Quais exames de saúde são importantes para homens com mais de 50 anos?

As triagens são testes que procuram doenças em seus estágios iniciais, antes que os sintomas se desenvolvam. Quais exames o homem deve ter e com que frequência dependem, em parte, do histórico de saúde da família, do histórico de saúde pessoal e dos hábitos de vida.

A lista a seguir inclui algumas das exibições mais importantes para homens com mais de 50 anos, mas não inclui todas as exibições possíveis. Homens com mais de 50 anos devem consultar um médico sobre o que fazer e com que frequência.

Pressão arterial

A hipertensão arterial aumenta o risco de ataque cardíaco, derrame e outras doenças. Um exame de pressão arterial é uma triagem fácil, indolor e não invasiva que pode ser feita no consultório do médico. Segundo a American Heart Association, a pressão arterial deve ser verificada pelo menos uma vez a cada dois anos, a partir dos 20 anos.

Colesterol

O colesterol alto aumenta o risco de doença cardíaca e derrame. Um exame de sangue é usado para medir o nível de colesterol. A American Heart Association quer que todos os maiores de 20 anos que não têm doenças cardíacas façam um teste de colesterol a cada quatro ou seis anos. Pessoas com doenças cardíacas conhecidas ou outras condições podem ter que verificar o nível de colesterol com mais frequência.

Câncer de próstata

Um simples exame de sangue chamado de teste de PSA (antígeno prostático específico) pode encontrar o câncer de próstata precoce. A Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA sugere que todos os homens com mais de 50 anos conversem com seus médicos sobre a realização de um teste de PSA e compreendam os riscos e benefícios do teste.

Os homens afro-americanos têm um risco maior do que os homens brancos de câncer de próstata em uma idade mais jovem e devem começar a conversar com seu médico sobre o teste quando estiverem com 40 anos.

O cancro do cólon . A Sociedade Americana do Câncer recomenda que todos os homens sejam examinados para câncer de cólon a partir dos 50 anos até os 75 anos. Vários tipos de triagem estão disponíveis para encontrar pólipos no cólon que poderiam evoluir para câncer de cólon. Homens com mais de 50 anos devem falar sobre os diferentes tipos de rastreamento do câncer de cólon com seu médico.

Segundo Dr. Kléber Leite da clínica de medicina nuclear cdmcdm.com.br, homens com histórico familiar de câncer de cólon devem conversar com seu médico sobre o rastreamento em uma idade mais jovem e aqueles com mais de 75 anos devem conversar com seu médico sobre se precisam continuar sendo rastreados.

Existe uma conexão entre a saúde dos homens acima dos 50 anos e a saúde sexual?

Vários estudos científicos sugerem que doenças crônicas como diabetes, pressão alta e doenças cardíacas afetam a capacidade do homem de se apresentar sexualmente. Quanto mais grave a doença, mais grave é a disfunção erétil. Homens com mais de 50 anos com problemas sexuais devem conversar com seu médico para descobrir se uma condição médica está causando os problemas.

Existem orientações específicas de estilo de vida saudável para homens afro-americanos com mais de 50 anos?

Os homens afro-americanos são mais propensos do que os homens de outras raças a ter certas doenças e em uma idade mais jovem. Alguns exemplos incluem obesidade, hipertensão arterial, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de próstata e câncer colorretal. Para ser o mais saudável possível após os 50 anos, os homens afro-americanos devem começar a conversar com seu médico sobre exames de saúde e prevenção de doenças precocemente.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias::