Logo
Imprimir esta página

Hospital Dia da Rede Hora Certa M' Boi Mirim II, gerenciado pelo CEJAM, realizou 4.861 exames para diagnóstico de câncer de mama em 2018

Referência em mamografias na região da Zona Sul de São Paulo, o Hospital Dia da Rede Hora Certa M’ Boi Mirim II, gerenciado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), realizou 4.861 radiografias de mama na unidade em 2018, com uma média de 405 exames por mês.

Dados da unidade também apontam que apenas 1% das pacientes foram encaminhadas para consulta com o médico mastologista após a realização do exame, e 0,12% delas tiveram o resultado de câncer de mama confirmado e foram direcionadas ao oncologista para tratamento.

O câncer de mama é o tipo de neoplasia que mais afeta mulheres no Brasil, sendo responsável por 29,5% dos casos registrados em 2018, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Embora a alta prevalência da doença seja alarmante, o diagnóstico do câncer de mama é acessível e pode ser feito por meio de um exame relativamente simples e disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS): a radiografia de mama, conhecida como mamografia.

Comemorado no último dia 5, o Dia da Mamografia alerta para a importância da realização do exame em mulheres com 40 anos ou mais. Semelhante ao raio-x, a mamografia identifica anomalias nos seios que podem indicar tumores, devendo ser realizada anualmente ou a cada dois anos, dependendo da orientação médica e faixa etária.

Segundo estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), ainda há pouca procura pelo exame no país. Em 2017, apenas 24,1% das mamografias expectadas entre o público mais vulnerável à doença - mulheres de 40 a 69 anos - foram realizadas.

Para agendamento de mamografia pelo SUS, é necessário encaminhar o pedido médico, que pode ser concedido por ginecologista, mastologista, clínico geral ou enfermeiro da Atenção Básica, para a unidade de saúde mais próxima, no município, acompanhado de documento original com foto e cartão do SUS.

Mulheres de 50 a 69 anos também podem agendar o exame sem pedido médico pelo call center da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do número: 0800 779 0000.

Sobre o CEJAM

É uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, fundada em 1991 e parceira da Prefeitura de São Paulo no gerenciamento dos serviços de saúde. Trabalha também na área de educação por meio da Escola da Saúde CEJAM, que oferece cursos técnicos de enfermagem e atualização. Seu Centro de Treinamento, credenciado pela American Heart Association, já capacitou mais de cinco mil profissionais em Suporte Básico de Vida para atuação no Sistema Único de Saúde. O CEJAM atua, ainda, nas cidades do Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes e Embu das Artes, em parceria com as respectivas prefeituras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto